Publicado em 21/01/2021, às 11h20 - Atualizado em 16/04/2021, às 14h15 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
Você sorri para os vizinhos, se preoculpa com seus amigos e torce para seus colegas de trabalho. Mas quantas dessas ações amigáveis seus filhos veem? Quanto mais boas açõesvocê praticar na frente de seus filhos, mais eles perceberão e começarão a reproduzir esses mesmos gestos. Veja como fazer a bola rolar!
Apoiar um amigo em um momento difícil é a verdadeira amizade! Ajude seu filho a aprender como funciona, escolhendo um cartão juntos e fazendo com que ele também assine o nome.
Fato: ninguém gosta de esperar na fila do caixa – principalmente com uma crianças famintas pedindo por lanches. A próxima vez que você for ao supermercado na hora do rush, pegue um petisco extra no corredor do freezer, pague e depois ofereça a quem estiver atrás de você na fila. A empolgante surpresa pode ajudar a afastar a mente de seus filhos de sua própria impaciência, e sua generosidade será um bom lembrete para que eles pensem nos outros, mesmo quando estiverem ocupados ou passando por alguma situação chata.
Nós sabemos, você está com pressa. Mas fazer uma pausa para segurar a porta para quem está alguns passos atrás de você pode ajudar seus filhos a aprender a colocar os outros à frente de si mesmos.
A gentileza nem sempre requer um gesto gigante. Envolva seus filhos – e ajude alguém – fazendo-os depositar o troco na caixinha de doações no caixa.
Colocar as necessidades de um estranho na frente das suas demonstra altruísmo e pode lembrá-lo de pressionar o botão de pausa de vez em quando. Tente narrar o momento em voz alta – “por favor, vá em frente” – para ter certeza de que seu filho irá presenciar o ato de gentileza.
Tratar a todos como amigos ajuda seus filhos a compreender a igualdade. Além disso, você está sendo apenas educado.
Explique que eles estão indo para uma nova casa para alegrar o dia de uma nova criança, assim como fizeram com seus próprios filhos. Essa transferência de felicidade será inesquecível.
Palavras são ótimas, mas mostrar que você se importa às vezes pode significar dar um passo a mais. Chame as crianças para colocar a mão na massa e depois peça-lhes que entreguem os doces com você. Ver a emoção no rosto das pessoas com certeza ficará na memória dos pequenos.
Amigos intervêm quando outros precisam de ajuda. Mesmo que o seu filho ainda não consiga usar uma pá, oferecer ajuda na frente dele é um grande exemplo.
Dedicar algum tempo para realmente notar uma habilidade e apontá-la pode encorajar os pequenos a fazer o mesmo. E quando eles virem como você valoriza os esforços dos outros, eles podem valorizar os seus próprios um pouco mais também.
É fácil para os rostos do dia a dia se passarem despercebidos dos pequenos. Reservar um tempo para agradecer aos ajudantes, como o zelador de uma escola ou guarda de trânsito, pode lembrá-los de notar as pessoas ao seu redor.
Envolva seus filhos no processo, explicando por que está doando seu tempo e o que suas ações farão pelos outros.
A verdadeira amizade significa realmente ver os outros como eles são. Quando seus filhos o contarem sobre suas últimas aventuras, faça contato visual, faça perguntas perspicazes e ouça realmente. O mesmo vale para encontros em cafeterias ou até mesmo em um parque para brincar. Você está mostrando aos seus filhos como fazer conexões importantes – e também melhorando seus próprios relacionamentos.
Desistir de bens preciosos pode doer por um momento, mas fazer com que os filhos tenham o hábito de compartilhar pode estimular a generosidade – e fazer novas amizades.
Cuidar de uma refeição pode ser difícil, por isso peça ajuda do seu filho. Nas primeiras semanas pode ser que algumas coisas fiquem fora do lugar, mas com um tempo as coisas se tornarão mais fáceis. Além disso, nada inspira mais do que momento em família!
Notícias
Furacão Milton: Veja como ficou região da Flórida após passagem de tornado
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Notícias
Virginia Fonseca mostra convite diferentão da festa 2 anos de Maria Flor
Notícias
Atriz de Floribella fala pela 1ª vez após morte do filho de 6 anos em incêndio