Criança

10 motivos para acreditar que a birra do seu filho é uma coisa boa

Acredite ou não, a birra é importante para a saúde emocional e bem-estar das crianças

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

shutterstock_151353104

(Foto: Shutterstock)

Ver o filho sorridente e obediente dá uma sensação de que estamos fazendo um bom trabalho, por outro lado quando eles estão deitados no chão chorando e gritando chega a ser desesperador. Mas acredite, a birra é importante para o desenvolvimento das crianças. Veja 10 motivos para você não duvidar da nossa afirmação.

1. Melhor para fora do que para dentro

Lágrimas contém cortisol, o hormônio do estresse. Quando choramos, literalmente colocamos o estresse para fora do corpo. Chorar também reduz a pressão arterial e aumenta a sensação de bem-estar.

Anúncio

FECHAR

2. Ajuda seu filho a aprender

Demonstrar a frustração ajuda seu filho a clarear a mente e encontrar uma forma de solucionar aquele sentimento. “Aprender é natural para as crianças”, diz Patty Wipfler, fundadora do Hand in Hand Parenting.

3. Seu filho dorme melhor

Problemas para dormir acontecem, porque nós muitas vezes pensamos que a melhor forma de lidar com a birra é evitá-la. Como os adultos, as crianças acordam, porque estão estressadas ou tentando processar alguma coisa. Permitir que o seu filho vá até o fim com a birra melhora o emocional.

4. Você diz “não” e isso é bom

Às vezes a birra vem em resposta à um “não” que você disse e isso é bom! Impor limites ensina para o seu filho o que é  e o que não é aceitável. Você pode se manter firme no não e ao mesmo tempo oferecer amor, empatia e abraços.

5. Seu filho ganha confiança para expressar o que está sentindo para você

Birra é na verdade um ato de confiança. Na maioria das vezes, as crianças não estão usando a birra para nos manipular ou conseguir o que querem. Frequentemente seu filho está aceitando o “não” e a birra é uma expressão de como ele se sente sobre isso.

6. A birra aproxima seu filho de você

Pode parecer difícil de acreditar, mas assista e veja! Quando a criança está com raiva, talvez pareça que ela quer ficar sozinha, mas não é verdade. Deixe que ela passe pela o momento de frustração sem impedir ou tentar “consertar”. Ofereça abraços e carinho. Seu filho vai sentir e entender a sua aceitação incondicional.

7. Ajuda seu filho a moldar o comportamento

Às vezes as emoções das crianças vem como agressão, por não querer compartilhar ou recusa de cooperar em tarefas simples, como trocar de roupa ou escovar os dentes. Isso é um sinal de que seu filho está tendo problemas para lidar com suas emoções. Fazer birra ajuda a aliviar o sentimento de que ele não vai conseguir fazer aquilo.

8. Se a birra acontece em casa, há menos chances de isso acontecer em público

Quando as crianças começam a demonstrar seus sentimentos, eles frequentemente vão escolher fazer isso em casa onde sentem que os pais estarão mais dispostos a ouvir. “Quanto mais encontramos tempo para dar espaço e ouvir a tristeza dos nossos filhos em casa, eles vão se segurar mais para fazer isso na frente dos outros”, diz Michelle Pate, instrutora do programa Hand in Hand Parenting.

9. Seu filho está fazendo algo que a maioria das pessoas esqueceu como fazer

Conforme seu filho for crescendo, ele vai chorar menos. Parte disso é maturidade e aprender a regular suas emoções e por outro lado é aprender a se encaixar numa sociedade que não gosta muito de expressões emocionais.

10. A birra também ajuda você

Quando você presencia a birra do seu filho, mexe com os seus sentimentos também. Nós fomos crianças um dia e talvez nossos pais não demonstraram empatia. O descontentamento do seu filho pode trazer memórias de como você foi tratado. Ser pai ou mãe pode ser a cura para os nossos próprios desafios emocionais.

Leia também:

Menina de 7 anos monta estrutura para cuidar de cães abandonados

Entenda a diferença entre manha e birra

Filha de Michel Teló aprova música nova do pai e cena não poderia ser mais fofa

Pais&Filhos TV