Criança

10 brincadeiras para ajudar seu filho a liberar toda energia sem sair de casa

Veja brincadeiras para fazer em casa com o seu filho - Shutterstock
Shutterstock
Parents

Publicado em 25/05/2021, às 05h00 - Atualizado em 17/11/2022, às 13h15 por Camila Montino, filha de Erinaide e José


Pula-pulas são produtos que você pode ter no seu quintal e ficaram mais populares durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, em casas que comportam o brinquedo. Alguns pais adoram os trampolins pois ajudam as crianças a liberar o excesso de energia. Outros apreciam os benefícios de saltos para a saúde física e mental.

“Particularmente durante a pandemia, quando muitos esportes coletivos são encerrados, os benefícios para a saúde mental fornecidos por atividades que aumentam a frequência cardíaca de seu filho são importantes e difíceis de encontrar”, explica Wendy Hunter, médica pediatra credenciada da Rady Children’s Hospital-San Diego e professor clínico assistente de medicina de emergência pediátrica no Departamento de Pediatria da UC San Diego. “Há poucos minutos por dia que os pais podem brincar com os filhos, e as crianças certamente não podem correr sozinhas ou usar uma esteira”.

Mas, apesar dos benefícios dos trampolins de quintal, a Academia Americana de Pediatria (AAP) e a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos desencorajam fortemente o uso. Mais de 1 milhão de visitas ao pronto-socorro foram atribuídas a lesões na cama elástica entre 2002 e 2011, de acordo com um relatório da AAP, e a maioria dos pacientes tinha menos de 17 anos. Os ferimentos mais comuns foram fraturas, entorses, lesões na cabeça, luxações e ossos quebrados. Então, como as crianças podem obter os benefícios mentais e físicos dos trampolins sem os riscos? Pensando nisso, separamos 10 alternativas mais seguras.

Veja brincadeiras para fazer em casa com o seu filho (Foto: Shutterstock)

1. Sem cochilo no sofá!

Os especialistas também recomendam evitar os pequenos trampolins para crianças porque são tão perigosos quanto os normais. Em vez disso, deixe seu filho pular nas almofadas do sofá. “Esta atividade é tão divertida para uma criança e muito mais segura”, diz o Dr. Hunter. Como uma variação para as crianças mais velhas, brinque de ‘o chão é lava’ na sua sala de estar.

2. Pular corda

Cordas de pular antiquadas podem fazer aqueles pequenos músculos se moverem – e oferecem alguns exercícios cardiovasculares. Seu filho pode dominar truques de pular corda por conta própria ou pode recrutar irmãos para jogos com várias pessoas, como Double Dutch.

3. Bola de saltar

Esses brinquedos infláveis, que são adequados para uso interno e externo, podem manter as crianças ativas por horas. Eles podem ser transportados para qualquer lugar e, por isso, são muito práticos – uma mão na roda para famílias com crianças que estão dentro de casa.

Para quem quer divertir os filhos dentro de casa, a bola de saltar é uma boa pedida (Foto: Reprodução / Parents)

4. Pula bola

Este dispositivo é simples de usar: seu filho enrola o laço em volta do tornozelo e “pula” a corda saltando por cima dela. A bola acende conforme seu filho se move, incentivando-o a queimar ainda mais energia. Essa brincadeira incentiva a criança a desenvolver equilíbrio, coordenação motora, noção de tempo e espaço para conseguir pular e movimentar a bola… só tem ponto positivo!

O pula bola é uma boa dica para crianças gastarem energia brincando em casa (Foto: Reprodução / Parents)

5. Brincadeiras no quintal

Capture a bandeira, esconde-esconde, Chute a lata… há tantos jogos de quintal para escolher! Ensine a seus filhos alguns desses clássicos e observe-os correr a tarde toda. Essas brincadeiras são ótimas para liberar energia e ajudar seu filho a desenvolver coordenação motora e vários outras funções tão importantes para ele, como equilíbrio.

6. Piscina de bolinha

O seu filho adora as enormes piscinas de bolinha em playgrounds internos? Considere comprar o seu próprio para pular, rolar e jogar! Este vem com revestimento de malha para manter os ferimentos (e bagunças) ao mínimo.

A piscina de bolinhas é uma ótima opção de brincadeira para seu filho liberar energia em casa (Foto: Reprodução / Parents)

7. Amarelinha

A amarelinhanão só requer bastante salto que exerce energia, mas também fortalece o equilíbrio, o ritmo, o controle corporal e o desenvolvimento cognitivo. Descubra como jogar e aprenda cinco variações divertidas aqui.

8. Pista de obstáculos

Reúna alguns suprimentos domésticos para criar uma pista de obstáculos divertida ao ar livre ou coberta para seus filhos. Os desafios potenciais incluem vigas de equilíbrio, túneis, labirintos, variações de amarelinha e muito mais.

Uma pista com obstáculos dentro de casa é uma ótima brincadeira para crianças liberarem energia (Foto: reprodução/Parents)

9. Chuva no quintal

Durante os dias quentes, quase nada é mais satisfatório do que correr por um irrigador ou brincar de chuva com a ajuda de uma mangueira. Para queimar ainda mais energia, incentive seu filho a experimentar diferentes saltos e truques ao passar pela água.

10. Vídeos de exercícios

Quando você não tiver tempo para planejar uma atividade, reproduza um vídeo de exercícios gratuito para crianças. O movimento libera energia reprimida e é um poderoso impulsionador do humor. Além disso, essa atividade pode ajudar pais e filhos – e irmãos! – a aumentarem o vínculo, já que passam tempo de qualidade juntos.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Silvio Santos define testamento para filhas e esposa - Reprodução/ SBT

Família

Silvio Santos define testamento e valor da herança de cada filha surpreende

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Viih Tube descobre complicação na 2ª gravidez: "Piores sensações que já vivi"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura