Brincar é coisa séria

Férias com os avós: benefícios para todos os lados

Os avós e os netos compartilham uma relação sem igual - Shutterstock
Shutterstock
Ri Happy

Publicado em 11/01/2023, às 08h00 - Atualizado em 21/03/2023, às 07h14 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Ser neto é algo incomparável. As memórias na infância com os avós vivem para sempre com as crianças, mesmo que tenham convivido por pouco tempo. O abraço quente do avô, a comida cheirosa da avó, e a casa que sempre aconchega a família inteira todo domingo e feriado são marcas na vida de todos, que ajudam a construir o sentimento de família e pertencimento de todos os familiares.

Sejam avós maternos ou paternos, não existe nada como passar um dia na casa deles, que cuidaram de nossos pais e agora cuidam de nós. Já parou para pensar no tanto de memórias que vocês já fizeram juntos durante a infância? As aventuras, brincadeiras, aprendizados, além do colo, ombro amigo e conselhos sinceros que vocês já compartilharam estão além das palavras para descrever.

Avó e netos
Os avós e os netos compartilham uma relação sem igual (Foto: Shutterstock)

Avós e netos: uma conexão sem igual

A relação entre os avós e os netos é diferente de qualquer outra. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, a presença dos netos é um dos motivos pelos quais o ser humano consegue envelhecer de forma saudável ao longo da evolução humana, ao contrário de muitas outras espécies animais em que as fêmeas infelizmente falecem ao deixarem de serem férteis.

Isso acontece porque os netos conseguem fazer com que os avós se tornem mais ativos e se mantenham assim, mesmo após o término do período fértil. Ou seja, a ajuda dos avós na criação dos netos garantiu que as mulheres pudessem ter mais filhos, evitando, dessa forma, o processo de envelhecimento. As crianças começam a passar mais tempo com os avós durante as férias, dando um significado e até mesmo um “clima” mais divertido para as visitas na casa deles. 

Avô e netos
O convívio com os netos faz bem para os dois lados da relação! (Foto: Getty Images)

Benefícios de passar as férias com os avós

Passar o tempo com os avós não é só diversão, mas também muito aprendizado! Já percebeu os trejeitos, hábitos, costumes e crenças que muitas vezes herdamos dos avós? Mesmo sabendo que o espelho não vai atrair raios em uma tempestade, sempre lembramos de quando eles os tampam como forma de proteção. Aquele chá milagroso que cura qualquer tosse, conselho que levamos para a vida inteira e receita de bolo passada de geração em geração também são aprendizados.

Além disso, um estudo divulgado pela publicação Evolution and Human Behavior mostrou que os avós que são mais participativos na vida dos netos acabam vivendo mais do que os avós que são alheios na rotina dos netos. No estudo participaram 500 idosos, com idades entre 70 e 103 anos de idade. Para isso, três grupos foram separados e entrevistados, sendo eles compostos por avós que participavam da rotina dos netos, avós que não ajudavam e dos que não eram avós.

Com esse estudo, foi possível ver que os idosos que cuidavam dos netos e eram participativos da rotina das crianças viveram mais do que os outros dois grupos, com uma média de 10 anos após o estudo feito. Enquanto isso, os idosos que eram avós mas não participavam tanto da rotina das crianças viveram uma média de cinco anos de vida após a pesquisa, metade do outro grupo. Já o terceiro grupo, composto por idosos que não eram avós mas cuidavam de outras crianças, também viveram mais. 

Ou seja, não apenas o período das férias é benéfico para os avós e crianças, mas a vida inteira. A relação entre essas duas gerações é mais do que especial, mostrando que mesmo com conhecimentos tão diferentes e vivências tão diferentes, o amor entre avós e netos supera tudo!

A Pais&Filhos e a Ri Happy se juntaram em um novo projeto: Brincar É Coisa Séria #RirEBrincarÉSóComeçar, para reforçar que brincar é fundamental, e um direito garantido a toda criança por lei. A brincadeira não tem raça, gênero, cor, limitação ou idade, e é dever dos adultos garantir que as crianças possam brincar sem fim! Vamos juntos nessa?


Leia também

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

O caso do adolescente que m4tou os pais aconteceu no Rio de Janeiro - Reprodução/ Google Street View

Família

Adolescente de 16 anos m4ta os pais a m4rteladas e ateia fogo no quarto que estavam

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

Adolescente se passou pelo pai depois de m4tá-lo - Reprodução/Redes Sociais

Família

Print mostra adolescente que m4tou a família se passando pelo pai para disfarçar o crim3

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Bebê de 1 ano m0rre após descaso médico: "Tentei esquentar o corpo do meu filho morto"

Silvio Santos define testamento para filhas e esposa - Reprodução/ SBT

Família

Silvio Santos define testamento e valor da herança de cada filha surpreende