Colunistas

Um presente para nossas crianças

Na semana das crianças, a colunista Cecilia Russo Troiano fala sobre os presentes que as crianças realmente querem

Inspirada pela celebração do Dia das Crianças me peguei refletindo sobre o que, de fato, nossos filhos gostariam de receber de presente de nós pais. Além de bicicleta, videogame, uma roupa ou boneca nova, o que nossos filhos realmente nos pedem?

Em minhas buscas pelas respostas encontrei um título publicado na Inglaterra, “A Good Childhood”, de Richard Layard & Judy Dunn onde os autores trazem dados sobre uma pesquisa realizada com crianças e jovens no Reino Unido entre 1974 e 2006. O que o estudo revela de interessante é a resposta que eles obtiveram a uma pergunta relacionada à  felicidade dos jovens: “como você se sente em relação a sua vida como um todo”? Entre as crianças que responderam a pesquisa, 70% se sentem bem felizes. Os autores concluem que esses números mostram um cenário positivo.

Mas o que gostei muito na análise que os autores fizeram foram os fatores que eles levantaram como necessários para que as crianças desfrutem de uma vida boa. São sete os elementos desejados:

Anúncio

FECHAR
  1. famílias que dêem amor
  2. amigos
  3. estilo de vida positivo
  4. valores sólidos
  5. boas escolas
  6. saúde
  7. dinheiro suficiente

Para o atingimento esses 7 desejos fundamentais das crianças, o estudo destaca que a vida começa na família e, do ponto de vista das crianças, uma família afetiva é a chave para o início de uma vida saudável. A principal conclusão do livro é a de que podemos fazer um mundo melhor para nossos filhos a partir de três palavras: amor, respeito e evidências (ou seja, demonstrar que os amamos e respeitamos através de nossas atitudes no dia a dia).

Simples assim!? Ao ler essas dicas dos autores desse livro inglês, esse trio de requisitos me parece óbvio. Mas nosso dia a dia é bem mais difícil do que as teorias aparentam ser. De um jeito ou de outro, acho que vale recordar que, no fundo, o melhor presente de Dia das Crianças que podemos dar a nossos filhos é o respeito absoluto sobre esses 7 temas. O presente que eles querem, de verdade, é nossa fidelidade a esses princípios. E, se por acaso eles vierem embalados num videogame, numa boneca nova, pode ser ainda mais divertido. 

Pais&Filhos TV