Publicado em 26/10/2017, às 15h49 por Tatiana Schunck
Na noite passada recebi um presente de dois amigos queridos. Não se trata de um presente material, mas de algo que tenho de exercitar no dia, na hora e no estar. A palavra “hospedar”, dada ao meu senso de escutar, foi colocada em jantar como uma ação a ser feita e reconhecida dando um sentido maior ao estar com.
Hospedar, no dicionário, diz: oferecer ou receber abrigo; alojar(-se), abrigar(-se). Esse estar junto com abertura maior ao outro é exercício difícil em dias complexos como os que seguem. Mas também é ato difícil de si para si, pois não abrigamos em nós somente aquilo que dominamos, talvez o contrário. Para dar escuta e espaço a tantas, as demandas e vozes internas, precisamos deixar vir para, no fundo do fundo, seguirmos lembrando e reconquistando quem em essência somos. Às vezes, somos velhas entidades em almas pequenas.
Então, numa dada manhã, Joaquim, de cinco anos, ficou de pá virada quando quis mais um pão e eu e o pai dissemos para ele mesmo pegar. Como numa reação de expulsão, ele se irou e disse que não. Que a gente mandava demais ele fazer as coisas. Bom, dissemos, quem quer o pão é você e não nós. Irado, foi até a sala, desistiu da comida e enfureceu o início de dia. Como quem não tinha abrigo, como quem não se sentiu alojado, nem abrigado, reclamou. E a gente, mãe e pai, quase irritados e sem entender as complexidades da alma, quase perdemos a chance de vê-la em seu instante de aparição.
Mas, em sua sabedoria de perseguir e de não largar aquilo que quer, ele enfrentou e nos deslocou. Tentamos a paciência do… E se começarmos de novo e você pegar o pão e eu passar a manteiga? Não. E se você bater na porta e a gente te receber como um convidado? Não. E se você… Eu não quero pegar o pão, você pega e eu passo a manteiga. Tá bom. Pode ser. Então, saiu da cozinha topando todas as alternativas anteriores e bateu na porta como um convidado. Abrimos e recebemos. Ele se sentou à mesa, formalmente nos cumprimentamos e ele disse: eu tenho quinze anos.
Leia também:
Um corte de cabelo e um menino mau demais
Garota de 7 anos tem o cabelo raspado na escola sem autorização da mãe
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão
Família
Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"