Colunistas

Tarte de doce de leite: combinação perfeita de sabores

Para lá de deliciosa e fácil de fazer

tartar-de-doce-de-leite

Se você é daquelas que acha que doce de leite cai bem sempre, vai enlouquecer com esta Tarte de Doce de Leite, simples simples de fazer.
E apesar de levar doce de leite como recheio, não necessariamente é uma torta muito doce, já que ele entra suavizado pelo creme de leite. A massa um pão de ló fofíssimo, umedecido por uma caldinha alucinante de baunilha. Para finalizar: chantilly fresco!
Reserve um tempinho para prepara-la, já que é preciso assar a massa do bolo, colocar o leite condensado para cozinhar na panela de pressão e terminar com o Chantilly, mas esse é rapidinho de fazer.
Agora se a sua urgência for muita, só substituir o pão de ló feito em casa pelo comprado pronto ou por bolachas champagne. E o doce de leite feito na pressão por um já pronto. Neste caso escolha uma boa marca e um bem escurinho. Também dá certo! Bora?

INGREDIENTES:
PÃO DE LÓ
4 ovos
4 colheres de açúcar
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitadinha de sal
gotinhas de limão ou vinagre
1 colher de sobremesa rasa de fermento em pó
1 colher de sopa de essência de baunilha

Anúncio

FECHAR

GANACHE DE DOCE DE LEITE:
1 lata de doce de leite, 395g
1 lata de creme de leite sem soro

CHANTILLY:
200ml de creme de leite fresco com 1 colher de sopa de açúcar ou
1 caixinha pequena de creme de leite que bate Chantilly, 200ml

CALDA PARA UMEDECER A MASSA:
½ xícara de água, 125ml
1 colher de sobremesa de açúcar

COMO FAZER:
Comece pelo doce de leite e enquanto ele cozinha na panela de pressão, você aproveita para fazer a massa de pão de ló. Lembrando que dá para fazer com o doce de leite comprado pronto e nesse caso, compre uma boa marca e dê preferência ao mais escurinho. A massa de pão de ló, também pode ser comprada pronta, algumas padarias de supermercados costumam vender ou ainda ser substituídas por bolachas champagne.

DOCE DE LEITE: Coloque 1 lata de leite condensado na panela de pressão, cubra com água até 2 dedos acima da altura da lata. Tampe e depois que apitar deixe cozinhar por 50 minutos, até o ponto de corte. Desligue espere o vapor da panela para abrir com segurança. Retire a lata e espere a lata esfriar completamente antes de abrir. Dúvidas quanto ao preparo do doce de leite na pressão? Clica no link e veja o passo a passo completo de como fazer para não te erro aqui: http://www.montaencanta.com.br/assim-q-faz-2/doce-de-leite-na-pressao/
VIDEO: https://youtu.be/XFVaiJy97ew

GANACHE DE DOCE DE LEITE:Em um bowl, coloque o doce de leite na pressão com 1 lata de creme de leite sem soro. Com ajuda de um fouet, misture os dois, o doce de leite com o creme de leite até ficar homogêneo. Reserve na geladeira.
DICA: Para retirar o soro do creme de leite, leve a lata ao freezer por 15 minutos. Com o creme de leite gelado, o soro se separa do creme. Então é só furar a parte de baixo da lata. E deixar o soro sair pelo furo. 😉
Dúvidas quanto ao preparo da Ganache, clique aqui para não ter erro: http://www.montaencanta.com.br/assim-q-faz-2/ganache-de-doce-de-leite/

PÃO DE LÓ: Antes de começar pré aqueça o forno a 200°C.
Unte uma forma retangular média, mais ou menos 35×24.Reserve.
Direto no bowl da batedeira coloque as 4 claras com 1 pitadinha de sal. Bata por 1 minuto e então acrescente gotinhas de limão ou vinagre. O sal entra para ajudar a dar estrutura nas claras e o ácido do limão ou do vinagre entram para garantir a forma dessa estrutura. Bata em velocidade alta, até o ponto de neve firme. Que é quando você vira o bowl da batedeira e as claras não caem. Mas cuidado as claras devem ser firmes, mas nem tão firmes, que é quando elas se dividem em blocos. Se isto acontecer você não vai conseguir incorporar a farinha adequadamente. Então pequena atenção nessa hora, atingiu o ponto de neve firme.
Com a batedeira em movimento, acrescente as 4 gemas uma a uma, só depois junte o açúcar aos poucos também 1 colher por vez sem parar de bater por mais 5 minutos ou até o ponto de fita, ou seja, levantando o batedor a massa deve cair formando uma fita.
Por fim, desligue a batedeira e junte 1 colher de sobremesa de essência de baunilha e acrescente aos poucos, uma por vez as 4 colheres de farinha de trigo e 1 colher rasa de sobremesa de fermento em pó.
Misture com a máxima delicadeza, sempre usando a espátula na vertical e dobrando a massa de baixo para cima.
Leve a forma retangular untada. O tamanho da forma também é importante, uma vez que a altura do bolo deve ficar entre 2cm a 3cm.
E ao forno pré aquecido a 200°C. Assim que colocar o bolo no forno, abaixe a temperatura para 180° e deixe por 10 minutos. O bolinho assa super rápido, cuidado para não ressecar a massa. É rapidinho mesmo, ganhou estrutura, ficou firme está pronto!
Retire do forno, espere esfirar. Desenforme e corte a massa ao meio no sentido do comprimento. Formando 2 novos retângulos 17×12 e reserve. Dúvidas quanto ao preparo do Pão de Ló? Tem passo a passo bem completo no Monta Encanta, só clicar neste link.

CHANTILLY: Coloque 200ml de creme de leite fresco com 1 colher de sopa de açúcar, direto no bowl da batedeira e bata por 5 minutos ou até ponto de Chantilly. Dúvidas quanto ao preparo do Chantilly? Confira aqui como fazer sem erro.
Caso sua opção seja usar 1 caixinha de creme de leite que bate chantilly, normalmente eles já vem adoçados então não há necessidade de adoçar. Reserve.

CALDA: Em um copo, misture ½ xícara de água cerca de 125ml e 1 colher de sobremesa de açúcar. Reserve

MONTAGEM: Em uma travessa para rocambole, coloque metade da massa cortada no sentido do comprimento.
Com ajuda de uma uma colher ‘molhe’ toda a superfície da massa utilizando apenas metade da calda preparada. Reserve a outra metade, para umedecer a outra parte da massa.
Sobre a massa umedecida pela calda coloque a mistura do doce de leite na pressão já misturado com o creme de leite sem soro. Cubra com a segunda parte da massa. Umedeça com a calda restante e finalize com o Chantilly batido. Com as costas de uma colher de sopa forme picos ondas no Chantilly para decorar.
Leve a geladeira por 2 horas. Mantenha gelado até a hora de servir.
Bom Apetite!

BOLACHA CHAMPAGNE: Se estiver substituindo o pão de ló por bolachas CHampagne, basta colocar as bolachas lado a lado, direto no refratário que vai a mesa, formando uma base retangular. Molhe com a calda, recheie com GANACHE DE DOCE DE LEITE e cobra com Chantilly

Obrigada pela companhia,
Rosi Seligra

Tempo de Preparo: 1h
Tempo de forno: 10min
Rendimento: 10 a 12 porções

Pais&Filhos TV