Colunas / Além do in vitro

Não consigo engravidar, e agora? Conheça hábitos que podem influenciar nessa situação

Getty Images

Publicado em 15/05/2022, às 08h06 por Dr. Rodrigo Rosa Filho


Compartilhe:


Engravidar naturalmente, mesmo para casais sem barreiras à concepção, pode levar algum tempo. Mas a boa notícia é que há uma série de hábitos que você pode incorporar para ajudar a aumentar suas chances. Mesmo casais sem barreiras à concepção podem levar algum tempo, por isso, quando pensamos em planejar uma família, existem caminhos a seguir.

A verdade é que a forma como você vive pode ter um grande impacto em sua fertilidade e fazer algumas mudanças em seu estilo de vida pode aumentar sua probabilidade de conceber um filho. Por exemplo, parar de fumar e evitar o uso de drogas recreativas beneficia a saúde reprodutiva geral de homens e mulheres. Outras mudanças de estilo de vida que recomendamos fazer ao tentar engravidar incluem: exercitar-se regularmente, manter uma boa alimentação e o peso saudável.

Suplementos também podem ajudar. O ácido fólico é o principal suplemento recomendado para mulheres que estão tentando engravidar. Mas o melhor a fazer é procurar um especialista, que pedirá exames e poderá identificar uma indicação mais precisa do suplemento.

Engravidar pode levar tempo, não se frustre! (Foto: Getty Images)

No período em que um casal tenta engravidar, é normal que se sintam sobrecarregados ou ansiosos. No entanto, sentimentos de estresse contínuo podem afetar seus hormônios e, por sua vez, reduzir suas chances. Portanto, é necessário encontrar uma técnica de gerenciamento de estresse que funcione para você e seu estilo de vida

Uma das formas de engravidar naturalmente é por meio do chamado coito programado, tem a ver com a janela fértil da mulher e aumenta significativamente suas chances. De 100 casais férteis que conceberam sem relações sexuais programadas, 50% engravidaram em três meses. Por outro lado, 76% dos casais semelhantes que usaram um método de relação sexual programada conceberam no primeiro mês de tentativa.

No caso dos homens, devem procurar ajuda médica aqueles com histórico de cirurgia na virilha ou testicular, caxumba adulta, impotência ou qualquer outra disfunção sexual, quimioterapia e/ou radioterapia ou histórico de subfertilidade com outra parceira. O especialista em fertilidade pode pedir que o paciente faça alguns testes de fertilidade para entender completamente suas necessidades.

E se tudo isso ainda não funcionar? Casais que estão tentando engravidar há um ano geralmente precisam de assistência com algum tipo de tratamento de fertilidade. Existem algumas opções diferentes disponíveis, dependendo de suas necessidades individuais de fertilidade: a indução da ovulação, a inseminação intrauterina, a fertilização in vitro ou FIV com ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozóide).

Tornar realidade o sonho de ter um bebê pode levar um pouco de tempo e persistência. Existem coisas que o paciente pode fazer, relacionadas ao estilo de vida, mas os médicos podem ajudar em muitos casos.


Palavras-chave
Bebê Família Dicas Gravidez fertilidade engravidar teste de gravidez

Leia também

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez