Publicado em 11/07/2018, às 16h21 por Dr. Rodrigo Rosa Filho
Ter filhos muda nossa maneira de viver a vida, muda nossos conceitos, novos valores e ideais. O objetivo da grande maioria dos casais ao tomarem essa decisão é ter um bebê saudável. Para isso, planejamento é fundamental para minimizar riscos e aumentar a chance de sucesso. Engravidar e dar à luz exige um preparo físico e psicológico para poder “driblar” os obstáculos que surgem ao longo desse percurso. A mágica da vida é mais complexa do que se imagina e muitos fatores contribuem para essa “magia” acontecer.
O primeiro passo para aumentar as chances de uma gestação saudável é se atentar ao relógio biológico. Sabemos que a mulher moderna tem adiado a gestação, priorizando a carreira profissional, estabilidade financeira e conjugal. Por outro lado, o envelhecimento dos óvulos e a queda da fertilidade feminina são afetados pela idade, diminuindo as chances de gestação e aumentando as chances de abortos e nascimentos de bebês com síndromes cromossômicas. Em relação aos homens, sabe-se que bebês nascidos de pais acima de 50 anos têm mais chances de autismo.
Embora esses fatores relacionados à idade não possam ser modificados, diversos outros fatores influenciam na gestação e podem ser analisados e tratados, aumentando as chances da chegada do sonhado bebê saudável em casa.
É recomendável que o casal esteja com saúde plena, física e mental, tenha uma dieta saudável, faça atividades físicas ponderadas e baixa sobrecarga emocional.
Seguem algumas recomendações para o casal conseguir engravidar mais rapidamente e de maneira saudável:
Dieta da fertilidade
A obesidade e a magreza extrema podem ser prejudiciais tanto à fertilidade como à gestação. O excesso de peso pode dificultar a concepção e traz também complicações para a gestação, como favorecer a hipertensão arterial e o diabetes gestacional. Os dois extremos, o peso muito acima e o peso muito abaixo do ideal, podem ser prejudiciais. Sabemos que a obesidade feminina ou masculina diminui a chance de gestação em até 30%.
A dieta lowcarb é mais recomendada para aumentar as chances de gravidez. Deve-se evitar doces e carboidratos refinados, como farináceos (pão, macarrão, massas, bolos, etc) e aumentar a ingestão de gorduras poli-insaturadas e ricas em ômega 3 ( salmão, atum, abacate, castanhas, amêndoas).
Suplementos Nutricionais
Já foi muito divulgado nos últimos anos sobre a importância do ácido fólico antes da concepção. O ácido fólico age evitando alterações do sistema neurológico do bebê e deve ser administrado em todas as mulheres com desejo reprodutivo. Muitas mulheres usam por diversos meses e quando a gestação não acontece, abandonam a suplementação, aumentando o risco de deficiência. Atualmente, sabe-se da importância da suplementação do metilfolato, a forma ativa do ácido fólico, pois boa parte da população tem deficiência de uma enzima que converte o ácido fólico no metilfolato. Outras vitaminas antioxidantes, como as vitaminas C e E, podem melhorar a qualidade dos óvulos e espermatozoides. O uso do DHEA e Coenzima Q10 são indicados para mulheres mais velhas. Outros suplementos, como L-Carnitina, L-Arginina, zinco, vitamina B6, B3 e B12 também ajudam na qualidade de óvulos e espermatozoides. E mais recentemente, muitos estudos mostraram a importância da vitamina D para melhorar a fertilidade e diminuir riscos de aborto precoce, pré-eclâmpsia.
Atividade física
A atividade física ajuda no bem-estar, no controle de peso e na regulação dos hormônios controlam a ovulação e produção de espermatozoides. Porém, algumas atividades devem ser evitadas para quem está tentando engravidar. Esforços físicos intensos como maratonas e exercícios com alto catabolismo devem ser evitados. Para os homens, praticar ciclismo por mais de 3h por semana diminui a fertilidade por interferir negativamente na produção de espermatozoides.
Bebidas alcoólicas e café
Tanto na mulher quanto no homem a bebida alcoólica interfere negativamente na fertilidade. Na mulher, nos hormônios femininos, causando problemas de ovulação, aumentando o risco de aborto e complicações na gestação e na saúde do bebê.
O consumo máximo semanal deve ser limitado a 2 doses de destilado ou o equivalente a 4 latas de cerveja. Devemos lembrar que o álcool atrapalha a perda de peso e pode boicotar a dieta.
O café tem efeito negativo sobre a fertilidade pelo aumento de radicais livres e é recomendado uma ou no máximo duas xícaras por dia. O café descafeinado está liberado.
Tabagismo
Diversos estudos comprovam seu efeito deletério sobre a saúde reprodutiva. A fertilidade é reduzida em 25% nas mulheres que fumam até 20 cigarros ao dia, e 43% naquelas que fumam mais de 20 cigarros; ou seja, o declínio da fertilidade tem relação direta com a dose de nicotina. Durante a gestação, o fumo pode aumentar a incidência aborto (em 27%), de placenta baixa, de descolamento prematuro da placenta e parto prematuro. Homens e mulheres fumantes têm chance três vezes maior de sofrer de infertilidade quando comparados àqueles que não fumam;
Redução da carga de estresse
Não é uma tarefa fácil, pois nós vivemos quase obrigatoriamente os estresses causados pelo cotidiano, como o trânsito da cidade, problemas comuns no trabalho e familiares. Entretanto, quando os pacientes sentirem que o seu nível de tolerância às frustrações da vida é pequeno, ou mesmo que o desejo de gravidez é grande demais e o bebê que ainda não veio está causando sofrimento exagerado ou fora do controle, devem procurar técnicas de relaxamento que se adaptem ao seu perfil: ioga, acupuntura, medicina chinesa, distração, lazer, esporte ou apoio psicológico. Seja qual for a escolha, o importante é tentar diminuir essa sobrecarga emocional. Isso facilitará a gestação.
Leia também:
Você sabia que Coenzima Q10 é um estimulante natural da sua fertilidade?
Fertilização in vitro: análise genética diminui risco de abortos e síndromes cromossômicas
Por que a infertilidade está aumentando?
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"