Coluna

A primeira FIV não deu certo. E agora?

Há esperança depois de uma FIV mal sucedida - (Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Publicado em 20/12/2023, às 10h51 por Dr. Rodrigo Rosa Filho


O sonho dos casais que procuram tratamentos de reprodução assistida é ter filhos saudáveis. Mas em alguns casos, o sucesso não é conquistado na primeira tentativa. O que fazer, então? O grande segredo da fertilização in vitro (FIV) é a persistência.  Então, quando não se tem sucesso na primeira tentativa, deve-se persistir. Quanto mais vezes tentar, maior a chance de conseguir.

Por exemplo, se há 40% de chances e 100 casais estão nessa situação, 40 vão engravidar de primeira. Dos 60 que não engravidaram, 40% vão engravidar na segunda tentativa, ou seja, mais 24 casais. A taxa cumulativa foi de 64. Então quanto mais tentativas, mais pessoas vão conseguir êxito no tratamento.

Saiba quais as possibilidades dentro da reprodução assistida para engravidar (Foto: Getty Images)

Não existe um limite de tentativas de fertilização in vitro. Já está bem estabelecido que o estímulo hormonal necessário para realizar a coleta e ter mais óvulos não aumenta o risco de câncer ou qualquer outra complicação a médio e longo prazo. O limite é individual, relacionado a fatores físicos, emocionais ou até financeiros, já que no Brasil o tratamento não é coberto pelos planos de saúde e são pouquíssimos centros que têm o serviço pelo SUS.

As chances de sucesso de um tratamento de fertilização in vitro dependem de uma série de fatores e o principal deles está relacionado à qualidade do embrião. E mesmo bons embriões podem não implantar, porque há uma limitação da própria técnica da FIV no processo de seleção dos embriões.

Quanto mais óvulos, maior a chance de ter um bom embrião; e quanto maior a quantidade de bons embriões, maior a chance de ter um bebê. Sem dúvida, para aumentar as chances de sucesso da fertilização in vitro deve-se tentar melhorar o estilo de vida, com adoção de alimentação adequada, prática de atividade física e abandono de vícios como cigarro e abuso de álcool, fazer uma suplementação adequada para não ter déficit de micronutrientes e realizar um estímulo hormonal adequado. Escolher uma clínica que seja capacitada e com alta tecnologia também ajuda.

Mas como o principal fator limitante da Fertilização In Vitro e o que diminui as chances de gravidez está ligado à idade do óvulo, em muitos casos, a solução é partir para um tratamento com óvulos doados, que vai potencializar as chances de sucesso. Quando são casos de fatores masculinos graves, o banco de sêmen de doador pode ser a solução.

E em raros casos, quando tem algum problema na recepção desses embriões, abortos de repetição ou qualquer condição em que o útero não esteja apto para gestação, o tratamento indicado é o útero de substituição. Essas são as formas que a medicina reprodutiva tem para fazer com que aquele casal consiga o tão sonhado bebê, ou com material genético próprio, ou gestando com gametas doados, ou usufruindo de um útero de substituição para que essa gestação ocorra.


Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Ana Carolina Oliveira vai na festa da filha de Viih Tube e Eliezer - Foto: reprodução/Instagram

Família

Mãe de Isabella Nardoni marca presença com família no aniversário de Lua

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo muda de opinião sobre Davi e surpreende seguidores: "Nunca duvide"

Fernanda, do BBB 24, já foi presa no Rio de Janeiro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Prisão de Fernanda do BBB vem à tona depois de fala polêmica sobre os filhos

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Vicky se surpreende com quarto em mansão - (Foto: reprodução/Instagram)

Criança

Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"