Colunas / Família: fábrica de gente

Ócio criativo: entenda como usar este tempo para o bem e como isso pode melhorar a sua vida

iStock

Publicado em 23/04/2020, às 15h10 por Regina G Politi


Compartilhe:


Lidar com o tempo que está sobrando agora não é fácil, mas podemos transformá-lo em ócio criativo (Foto: iStock)

Ócio é uma palavra que tem um significado negativo em geral, mas ele foi ressignificado a partir do lançamento da obra abaixo, no ano de 2000.

Domenico di Masi, sociólogo, escreveu o livro chamado “O ócio criativo” há 20 anos, e na época foi uma grande novidade. Ele disse: “O ócio não é tempo jogado fora, é tempo de hibernar, refletir, contemplar. Trabalhar 12 horas por dia, 7 dias por semana, vai prejudicar o desenvolvimento do indivíduo e de uma sociedade, pois vai gerar mais desequilíbrio e desajuste psicológico e social”.

Enfim, na época foi uma provocação, mas tal ousadia intelectual, entretanto, foi fruto de pesquisas e estudos científicos feitos por ele. Foi Domenico que introduziu o conceito de ócio criativo, ou seja, aquele que diz que “não fazer nada” é favorável desde que seja por períodos intercalados no tempo. Temos que incluir este tempo nas nossas agendas. Tempo de se isolar, de “olhar para si” e observar ao seu redor e o mundo, fazer um balanço, esfriar e descansar a mente com o “nada para fazer”. Apenas desfrutar.

Agora, no momento em que vivemos, o mundo parou – ou seja, estamos enfrentando o ócio compulsório, pois estamos com tempo livre pelo cancelamento da nossa agenda, sempre tão corrida e sobrecarregada. E como lidar com este tempo sobrando?

Como não deixar o ócio virar um ócio depressivo, mas sim transformá-lo em ócio criativo?

Primeiramente aproveitar o ócio para crescer culturalmente: lendo mais, ouvindo música, assistindo programas de conteúdo,  filmes, palestras e talks inteligentes online. Hoje com a tecnologia é fácil aprender à distância e aumentar a cultura literária, musical, científica, religiosa, artística ou o que mais você preferir.

Aumentando a nossa cultura, nos enriquecemos como ser-humano, nos ampliamos e isso é um verdadeiro remédio (sem efeitos colaterais!) contra o tédio, o desânimo, a depressão e até a violência doméstica, pelo excesso de convívio e tensão relacional.

Esse tempo de reclusão consigo mesmo de desaceleração e descompressão, nos ajuda a construir nossa sabedoria, evitando os excessos de trabalho, de consumo, de eventos , e tantos outros que estamos habituados a fazer no piloto automático, na correria desenfreada do dia a dia da vida contemporânea que é extremamente acelerada cheia de compromissos.

Aproveitar esse tempo para olhar para dentro e refletir sobre o que é essencial fará toda a diferença na sua vida (Foto: iStock)

Relaxar, se afastar para ver a “ilha”, ou seja, nos observar de longe, em perspectiva. Ver a floresta e não só as árvores ao lado. Esse é um exercício fundamental que precisamos começar a praticar. É um compromisso consigo mesmo de análise e sedimentação.

Temos que ter limites para tudo, e até mesmo para as coisas boas da vida. Os excessos são danosos em geral. Ter uma agenda saudável não só biologicamente, mas psíquica e emocionalmente, vai trazer benefícios de imediato, quanto mais no longo prazo.

Experimente o ócio criativo, cultive e usufrua este tempo para enxergar e privilegiar o essencial da vida, afastando-se do supérfluo e desnecessário.

Você poderá se tornar mais criativo a partir disso, tanto na teoria, no campo das ideias, quanto na prática do seu cotidiano.


Palavras-chave
Comportamento Família Educação Criança criatividade pais saúde emocional isolamento social quarentena saúde mental isolamento domiciliar

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Bebês

Pai toma susto ao ver “bebê possuído” pela babá eletrônica e imagens viralizam na internet

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca