Colunistas

5 dicas simples para fotografar os filhos com o celular

celular

(Foto: Shutterstock)

Sou fotógrafo há 20 anos e na minha opinião, essa mudança que acompanhei do analógico pro digital foi algo fascinante. Tá certo que o ritual de colocar o filme na câmera, escolher bem o momento do click e mandar revelar as fotos, tinha seu charme.

Quando sinto saudades disso, fotografo um filme e é bem bacana.  Mas hoje em dia, que as câmeras digitais tem uma qualidade absurda.  É uma maravilha o fato de ver na hora o que acabamos de fotografar.

Hoje que sou pai da Nina, de  7 anos, e do Tony, de 2, eu iria falir de tanto comprar filme e revelar.
Fotografo os meus filhos diariamente.  Eles já tem um verdadeiro banco de imagens.

Anúncio

FECHAR

Uma vez, quando a Nina tinha uns 4 anos, fomos à Bahia.  Como sou um pouco exagerado, resolvi levar 5 câmeras pra fazer a cobertura fotográfica da viagem. Pra resumir… Usei apenas o celular…rs  Claro, ele está sempre no bolso, tem boa qualidade até mesmo pra ampliar algumas fotos e é o mais rápido pra não perder os momentos.

Outra maravilha que democratizou bastante a fotografia foi o Instagram. Ok, tem uma fotos de comida que não precisava…rs  Mas tem fotos lindíssimas de pessoas do mundo inteiro que servem de referência e inspiração. É incrível acordar de manhã e ver que a sua foto teve curtidas do Japão.

(Foto: Ike Levy/Arquivo pessoal)

(Foto: Ike Levy/Arquivo pessoal)

O Tony acabou de completar o primeiro semestre na escola.
Então, sempre que ele chegava e subia a rampa da entrada puxando a sua malinha, eu não aguentava a cena e fotografava.  Fiz uma série de fotos do mesmo momento em dias diferentes. Até o dia que ele entrou, deu alguns passos se virou pra mim e pediu: “foto papai”.  Eu que achava que ele nem percebia, tomei um susto e fiz a foto, claro!! Desse dia em diante, ele sempre pede a tal foto.

foto1_Ike_

Então, independentemente da câmera, vamos registrar o dia a dia dos filhos com amor.   Um dia todo esse material terá um valor enorme pra eles.

Algumas dicas úteis:

01- Abaixe-se na altura das crianças para fotografá-las;

02- Posicione a criança, observando por onde a luz está entrando na casa;

03- Repare nos objetos que irão aparecer na foto;

04- Evite flash. A luz natural é sempre mais bonita;

05- A última e mais importante dica: A hora da foto tem que ser prazerosa. Se a criança não quiser, não force a barra.  Faça desse momento uma brincadeira e prefira fotos espontâneas.  Aos poucos elas vão te olhar e sorrir. Assim todos ficarão felizes com o resultado.

Acompanhem as nossas aventuras no @fotografilhos. Quem quiser me mostrar o resultado das fotos e fazer perguntas, podem marcar @ikelevy que terei o maior prazer em responder.

Um abração,

Ike

Pais&Filhos TV