Colunas / Casa Sem Lixo

Comida não é lixo: sobre compostar e a importância de circular

Podemos dar outra vida para os alimentos que sobram em casa - iStock
iStock

Publicado em 19/04/2023, às 07h10 por Nicole Berndt


Acho difícil encontrar alguém que goste de falar de lixo e, mais difícil ainda, encontrar pessoas que estejam dispostas a resolver o problema do lixo – mesmo que ele seja gerado diariamente e passe por nossas mãos em diversos momentos do dia. Mas antes que você desista de continuar lendo este texto, afirmo que se estiver disposto a mudar seu ponto de vista, vai compreender que não escrevo sobre lixo.

Na maternidade, estamos sempre nos reinventando
Podemos dar outra vida para os alimentos que sobram em casa (Foto: iStock)

A ideia aqui é trazer um tema maravilhoso, importantíssimo, necessário da grande teia da vida! Vamos falar de comida! Parece até uma guinada… Fomos de um extremo a outro! Só que não. Basta pensar na bancada da cozinha, enquanto você prepara uma refeição deliciosa para sua família. Os cheiros, as texturas, as cores. Tudo parece ser tão saboroso, não é mesmo? Não apenas parece. É!

Poucos minutos ou horas depois, a história é outra. Até a refeição acabar e as sobras nos pratos ficarem por lá… Remexidas e descartadas. E agora? Agora você está diante de duas opções:

  • Opção 1: descarte os restos de comida dos pratos (inclusive as cascas e outras partes inutilizadas na preparação) juntamente com os rejeitos gerados na casa (ex.: papel higiênico). Resultado: tudo vira lixo, um lixo que precisa ser tratado, pois dessa mistura colheremos gases de efeito estufa no ar (Uiiii!).
  • Opção 2: encaminhe os restos de comida para compostagem (inclusive as cascas e outras partes inutilizadas na preparação). Resultado: elas continuarão no ciclo da vida. Voltam para a terra onde ajudam a manter a umidade do solo e sua textura, a controlar a acidez, servir de abrigo para organismos úteis, combater contaminações e liberar nutrientes para as plantas (Uauuu!).

Mas o que é compostagem?

Compostagem é a decomposição de materiais orgânicos por microrganismos, o que permite o reaproveitamento e a ciclagem dos nutrientes dos materiais orgânicos para as plantas. Em geral, 50% dos resíduos de uma casa são resíduos orgânicos. Ou seja, dando um bom encaminhamento para eles, você resolve metade “do problema”!

Segundo o professor Germano Guttler, da UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina), “Não tem como resolver o problema do lixo, se o principal componente da solução, ou da equação deste problema, não for você, a sua casa, sua família, seu local de trabalho.”. Foi durante uma palestra do professor Germano, sobre o Método Lages de Compostagem, que ouvi uma frase divisora de águas: “A comida não faz parte do ciclo do lixo. Ela faz parte do ciclo da vida”.

Ok Nicole, e agora? Quero resolver essa questão aqui em casa, mas moro em apartamento, ou vivo no meio da cidade… E o cheiro, e as moscas? Como fazer isso acontecer? É preciso encontrar um método de compostagem para chamar de seu. NESTE LINK encontrará informações que lhe ajudarão a tomar essa decisão. Além dos métodos existem empresas especializadas de composteiros que coletam o resíduo na usa casa e fazem este trabalho para você, saiba mais AQUI. Tenho certeza que encontrará a melhor opção para sua casa!

Veja também: ASMR com som de nostalgia

Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças


Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo muda de opinião sobre Davi e surpreende seguidores: "Nunca duvide"

Fernanda, do BBB 24, já foi presa no Rio de Janeiro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Prisão de Fernanda do BBB vem à tona depois de fala polêmica sobre os filhos

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Vicky se surpreende com quarto em mansão - (Foto: reprodução/Instagram)

Criança

Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação