Colunistas

Quando a história e a diversão se encontram

Um fim de semana no hotel fazenda Dona Carolina é uma aula de história e de muita diversão. Esse foi o roteiro da nossa colunista e embaixadora, Nanna Pretto, do @dica_de_mae, no especial #viagempertodecasa

Chegar ao hotel histórico Fazenda Dona Carolina é como voltar no tempo uns 200 anos e cruzar as porteiras de uma fazenda colonial de café. É ouvir as modinhas cantadas na sala (original) do piano, tomar um café (da própria fazenda) e se lambuzar de doce de leite de produção local. E entender como Carolina, uma das primeiras abolicionistas do Brasil, conseguiu administrar sozinha aquele mundaréu de terras, com apenas 16 anos e já viúva.

É atravessar um corredor antigo e se deparar com uma deliciosa piscina climatizada, debaixo de mangueiras, e um som de voz e violão cantado ao vivo. É saborear um cardápio moderno, de muito bom gosto e drinques irresistíveis. Ou um espumante para refrescar os quase 40 graus que faz na região de Itatiba, em São Paulo, no verão.

O roteiro é para quem gosta de programas de fazenda. Longe de grandes complexos hoteleiros para muitos visitantes, o casarão abriga 90 quartos deliciosamente confortáveis e decorados com móveis coloniais.

Anúncio

FECHAR

As crianças têm opção de monitoria a partir dos 3 anos, que inclui tirar leite da vaca, tirolesa, caiaque, tiro ao alvo, trilhas, oficinas de origami, papiro, futebol e brincadeiras noturnas, daquelas de acampamento, sabe?

Os adultos podem fazer trilhas a pé, de bicicleta ou de Land Rover, num dos únicos circuitos de treinamento da marca no Brasil. Também é possível conhecer a cachaçaria da fazenda (que produz cachaças envelhecidas até 8 anos), com direito a tour de degustação. Ou conhecer um pouco mais da história do café, num passeio guiado e também com direito a experimentar um puro café feito com grãos moídos na hora. Você também pode optar por não fazer nada disso e passar o dia numa refrescante piscina.

Diferentemente das propostas dos grandes resorts, o Dona Carolina oferece tranquilidade. Crianças bem assistidas por excelentes monitores (que são funcionários do hotel, e não terceirizados), adultos descansando. Tudo num ambiente tranquilo e de muito bom gosto.

O clima é realmente relaxante. Quando me falavam isso, eu não acreditava. Afinal, como ser tranquilo um hotel lotado em pleno verão? Mas acreditem, esse monte de atividades espalha os hóspedes pelo hotel e nada fica lotado. Dá mesmo a sensação de que estamos num grupo de poucos amigos.

Pais&Filhos TV