Colunas / A vida é longa

“Fernanda Young era a melhor mãe que eu conheci em toda a minha vida”, afirma Mônica Figueiredo

Gustavo Morita
Gustavo Morita

Publicado em 08/12/2019, às 05h48 por Mônica Figueiredo


(Foto: Gustavo Morita)

“Filhos? Melhor, não tê-los”. Quem não se lembra deste delicioso e divertidíssimo poema de Vinicius de Moraes? O nome dele já é ótimo, e define bem a brincadeira provocativa de Vinicius, (pai de cinco!): “Poema Enjoadinho.”

A resposta virou bordão: “Mas se não tê-los, como sabê-los?”. E essa é a questão: como? Filho não é teoria, não é abstração. Filho é filho. É definitivo. Não existe “ex-filho”! E aí não precisa falar mais nada. Precisa é cuidar… E gostar disso. O poema termina assim: “Chupam gilete / bebem xampu / ateiam fogo / no quarteirão / Porém, que coisa / que coisa louca / que coisa linda / que os filhos são”.

Com estes versos na cabeça como introdução, peço licença a você para usar este espaço que eu tanto amo, esse lugar da nossa preciosa conversa para mandar um beijo enorme para toda a família da Fernanda Young. Mais que beijo: meu amor, carinho, respeito e enorme admiração. Leila, a mãe dela. Renata, sua única irmã. Alexandre, seu marido e Teté, Biju, Catita e John, seus maravilhosos filhos. Fernanda criou uma família incrível. Forte, ética, unida. Todo mundo com a cabeça no lugar, sabendo ver a vida com olhar coerente, claro. Você que me acompanha aqui na Pais&Filhos e nos nossos Seminários, sabe: a vida inteeeeeeira sempre disse que a Fernanda era a melhor mãe que eu conheci em toda a minha vida. Falava para ela, na frente, nas costas, o tempo todo. Justamente por reconhecer nela uma espécie de marca: Fernanda como mãe sabia ser firme, disciplinadora, sem perder a delicadeza. Mostrava o caminho, respeitando as diferenças e características de cada um. Era coerente e exigia coerência o tempo todo. Sem papinho furado. Tudo muito bem organizado. Coisas, espaços, sentimentos, tudo no lugar! E sem nunca deixar de ser ela, sem se “sacrificar”, sem deixar de viver a vida dela, linda, linda demais, poderosa demais.

Fernanda me ensinou muito a ser mãe, a procurar ser uma mãe melhor, nessa nossa eterna busca de aprendizado. Aprendi muito com suas palavras, toques, conversas, brigas (muitas vezes) mas, acima de tudo, seu exemplo. Queria falar horas sobre ela. Essa taurina fiel, às vezes superdifícil, exigente sempre. Exatamente por isso, a mais generosa.
Ainda estou burra demais para isso. Vai chegar o dia. Por enquanto, fica esse beijo. Essa fala minha ainda tão capenga. Sei o pai que Alexandre é e como ele vai manter unida aquela família que já é uma rocha. Confio e admiro cada dia mais. Continuam me ensinando. Mesmo de longe. É isso. Fernanda é imortal. Carlos Drummond de Andrade tem um poema maravilhoso, chamado “Resíduo”, onde ele fala, “de tudo fica um pouco”. Procura aí. Leia. Poesia nos salva, sempre. E não foi à toa que a missa de Fernanda foi aberta com um poema de Fernando Pessoa, que ela adorava. Escrevi com minha letra (que ela amava) o verso “minha pátria é minha língua” e ela tatuou no braço. Mas o poema da missa, liiindo, se chama “Poema do Menino Jesus” e termina assim: “Quando eu morrer, filhinho, / Seja eu a criança, o mais pequeno / Pega-me tu ao colo / E leva-me para dentro da tua casa / Despe o meu ser cansado e humano / E deitame na tua cama / E conta-me histórias, caso eu acorde / Para eu tornar a adormecer / E dá-me sonhos teus para eu brincar / Até que nasça qualquer dia / Que tu sabes qual é”.

Leia também: 

Mônica Figueiredo fala sobre a rede de apoio: “É impossível ser feliz sozinho”

Mônica Figueiredo fala sobre recomeços: “Estou aprendendo muito porque deixei meu coração falar”

Mônica Figueiredo tem um conselho pra você: “Não tenha pressa para ser feliz”


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Iza está grávida do primeiro filho com Yuri Lima - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Iza e Yuri Lima anunciam o nome do bebê em chá revelação emocionante

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar