Colunistas

Vivendo e aprendendo

filha_ivelise

(Foto: Reprodução)

Para mim, ser mãe é um aprendizado diário. Eu não nasci mãe, estou aprendendo a ser. Criar, educar e entender o universo infantil é uma tarefa extremamente difícil. Muitas vezes subestimamos ou desvalorizamos nossos pequenos e… caímos do cavalo.

Lorena, por ter síndrome de Down, apresenta deficiência intelectual. Ela tem um ritmo lento de aprendizado e por vezes não compreende tarefas de crianças da mesma faixa etária. Devido a esse fato, constantemente me pego a pensar que ela “não está entendendo algo”.

Pois bem.

Anúncio

FECHAR

Outro dia foi a gincana do brega na escola. Havia me esquecido completamente da data e pela manhã, com tempo contado para arrumar as meninas, lembrei-me que deveriam ir vestidas com roupas coloridas e estampadas, tênis trocados, etc. Peguei rapidamente uma troca de roupa para a Marina. Quando fui pegar para a Lorena, já atrasada para sair de casa, pensei: “ah, ela não entende o que é isso, vou colocar o uniforme que já está separado”. Ok, fui péssima mãe nessa hora, mas na pressa agi dessa forma.

Fato foi que, ao tentar vestir o uniforme na Lorena, ela começou a espernear, chorar e se negava terminantemente a trocar de roupa, cena que não acontece habitualmente.

Corri no armário, shorts verde, meia calça, camiseta vermelha e pronto: a pequena me deixou vesti-la calmamente e ficou feliz da vida. E foram para a escola radiantes!

E eu? Com cara de “toma esse tapa” fiquei muito envergonhada. Erroneamente, julguei e impus minha ideia do certo. Ao menos dei a opção de escolha a ela. Minha filha Lorena é deficiente, mas sabe o que quer. E o mais importante: entende tudo sim!

Vivendo e aprendendo sempre. Que bom que temos as crianças para nos ensinar tantas coisas boas.

 

Pais&Filhos TV