Colunas / Nós em Londres

Saudades de isolamento em tempos de isolamento social

Getty Images

Publicado em 10/06/2020, às 09h06 por Mel Albuquerque


Compartilhe:


Sempre amei minha própria companhia e queria aproveitar esse tempo e silêncio preciosos! (Foto: Getty Images)

Dia desses meu marido resolveu me presentear com nosso bem mais precioso nesse momento: o silêncio. Ele arrumou as crianças e foram todos passear, levando até a bola de futebol! Quase tive um treco de ansiedade porque sempre um deles refuga na hora de sair. Mas dessa vez eles saíram MESMO. E quase caiu uma lágrima de felicidade.

Se tem uma coisa que o isolamento social me tirou e sinto uma falta danada é a de me isolar. Com marido e três filhos pequenos em tempo integral em casa, o amor maior do mundo que que sentimos um pelo outro tem caminhado coladinho com o caos. Fora que eu não paro um segundo. Às vezes chega o fim da tarde e percebo que eu sequer me sentei. Mas não nesse dia. Nesse dia eles saíram. Foi a porta bater e eu comecei uma lista mental enumerando tudo o que eu poderia fazer com essa oportunidade de um tempo com a casa só para mim.

Trabalhar, escrever, tomar um café no jardim, ler um romance, estudar, ver porcaria na TV, ver jornal e de fato conseguir ouvir a notícia, dormir, curtir o silêncio ou ouvir música nas alturas. As possibilidades eram incontáveis, mas o tempo, curto. Ele não deu uma estimativa de quanto tempo ficariam fora, portanto precisava focar em me divertir. Resolvi então fazer um pouco de cada coisa. Menos dormir. Queria aproveitar o silêncio precioso de olhos bem abertos.

O tempo em família que a quarentena tem nos proporcionado é ótimo, mas foi muito bom ficar sozinha também (Foto: Shutterstock)

A vida de expatriada traz um ciclo de renovação em todas as áreas da vida. Além dos lugares para conhecer, o novo endereço, o estilo de vida e a língua, a parte social do novo “pacote de benefícios“ é realmente extensa e intensa. Caso você esteja aberta para isso, pode fazer grandes amigos íntimos em tempo recorde. Mas se tem uma coisa que eu sempre amei fazer e que, morando fora do Brasil, eu aprendi a lidar de forma ainda mais especial, foi com a minha própria companhia.

Sempre curti ficar sozinha. Tanto na rua quanto em casa. Um espaço de tempo só meu em que eu possa fazer tudo ou simplesmente nada, é sagrado para mim. E, convenhamos, depois dos filhos é cada vez mais difícil esse momento pessoal.

De fato a quarentena criou algumas oportunidades em família, que não podemos ignorar. Um lado meu se desespera, mas o outro foca no fato de que foi criado um espaço de tempo (obrigatório) para convivência e quem está sabendo aproveitar terá um ganho significativo na relação de confiança e intimidade emocional com os filhos.

Tudo é muito lindo, mas olha, não tenho nem palavras para descrever o quanto eu amei a hora e meia que fiquei sozinha em casa! Não poderia recomendar coisa melhor para todas as mães e pais nesse momento de quarentena. Mesmo que seja um pouquinho só.

Mas vamos voltar ao meu dia mágico!

Ouvi assim que eles fecharam o primeiro portão de ferro da casa. Ele faz um barulho de trovão. Meu tempo havia acabado. Chegavam juntos minha tempestade e meu arco-íris. Eles chegaram felizes e me encontraram ainda mais feliz.

Tiraram os casacos, guardaram as garrafas de água, lavaram as mãos e tiraram o bebê do carrinho, quando então meu marido vira para mim, abre um sorriso e pergunta: agora me conta o quê você fez com esse tempo? E caímos os dois na maior gargalhada! Sem falar uma só palavra, nós dois estávamos sentindo a mesma falta do isolamento. E, claro, também fiz o mesmo por ele. Mas o inverso não teve tanta poesia. Pelo menos sob o meu ponto de vista.

Novo aplicativo Pais&Filhos Interativo: teste seus conhecimentos, acumule pontos para trocar por prêmios e leia conteúdos exclusivos! Para baixar, CLIQUE AQUI.


Palavras-chave
Comportamento Mãe Também é Gente Mãe isolamento social quarentena Londres vida em Londres

Leia também

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua