Colunas / Mãe em looping

Criança precisa de rotina também nas férias — para o bem delas e dos pais

Quanto mais coisas na agenda, mais coisas ele queria fazer e mais lento andavam os ponteiros do relógio - iStock
iStock

Publicado em 30/01/2023, às 08h00 - Atualizado em 01/02/2023, às 08h13 por Geovanna Tominaga


Pela primeira vez na minha maternidade, senti a falta que uma boa rotina faz. Nas férias escolares, a vida da mãe vira uma confusão e a cabecinha das crianças também. O que fazer com tanto tempo e energia de sobra? Desde o nascimento do Gabriel que procuro organizar o diazinho dele. Sempre ouvi especialistas dizerem que devemos tentar ao máximo estabelecer horários certos para algumas atividades com o bebê. Do quarto da maternidade até aqui ainda mantemos alguns rituais como a hora do banho e da leitura. Tudo correu bem enquanto ele era apenas um bebezinho. Mesmo naqueles dias “sem ter o que fazer”, um bebê demanda muito menos programação do que um garoto ativo de quase 4 anos.

Sem as aulas e as atividades extras, com a maioria dos familiares viajando e os amiguinhos também, quase enlouqueci ouvindo a mesma pergunta várias e várias vezes ao dia: “Mamãe, o que a gente vai fazer agora?”. Meu filho me acorda todo dia por volta das cinco e meia da manhã… Sim, Gabriel acorda com as galinhas! Ao mínimo sinal de luz entrando pela fresta do blackout, meu pequeno furacão já levanta rodopiando e me acorda num fôlego só: “Mamãe, o solzinho já acordou. Eu quero fazer muitas coisas legais hoje.”.

Quanto mais coisas na agenda, mais coisas ele queria fazer e mais lento andavam os ponteiros do relógio (Foto: iStock)

Já sabendo da energia interminável do Gabi, me preparei para o recesso criando um cronograma bacaninha de coisas pra fazer com ele. Dá-lhe criatividade! Tinha atividade na piscina, corrida na pracinha, ensaio da banda, cuidar dos animais, pintura, cineminha em casa, hora da receita, passeios e mais passeios ao ar livre… Quanto mais coisas na agenda, mais coisas ele queria fazer e mais lento andavam os ponteiros do relógio! Juro que, em se tratando de maternidade, nas férias essa matemática cronológica não fecha. No final do dia, meu filho ficava ainda mais agitado do que no início. Era só eu dizer que havia chegado a hora da leitura pra ele mandar a segunda frase mais ouvida nesse último mês: “Mamãe, eu quero acordar”. Pra acordar, é preciso dormir! Mas parece que isso não estava na lista das coisas legais pra fazer nas férias.

Percebi a importância da rotina na vida das crianças. Ter um plano cheio de atividades não preenche a necessidade dos pequenos de saber o que vai acontecer no dia deles. Muito pelo contrário! Pode causar mais ansiedade e agitação. Sair da rotina é ótimo! Viver novas experiências, conhecer novos lugares, faz muito bem à qualquer pessoa. Mas não podemos esquecer de criar um ambiente seguro, familiar e previsível. Não precisa ser tedioso e fazer tudo sempre igual. Basta manter alguns horários da rotina como os das refeições e sonecas, e antecipar as novidades super legais que você programou pra fazer no dia. Assim, a criança se sente segura e preparada para o que vai acontecer. Faça um exercício de empatia e se coloque no lugar dos pequenos: se você perdesse seu emprego hoje e acordasse amanhã sem ter que ir para o trabalho, você também não ficaria perambulando pela casa, comendo sem parar, rolando a tela do celular sem saber o que fazer?


Leia também

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Retrato de Kate Middleton e foto que foi usada de inspirição - Reprodução: Instagram

Família

Novo retrato real de Kate Middleton recebe chuva de críticas: "Horrível e desrespeitoso"

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

"Sensação de alívio", diz mãe de criança abusada por marido de cantora gospel

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Jovem trans engravida e vira pai solo: "Não era muito respeitado"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho