Colunas / Falando de grana

GPT: inteligência artificial e a educação financeira

O chat GPT pode ajudar as famílias na hora de falar sobre dinheiro em casa - Reprodução / Getty Images
Reprodução / Getty Images

Publicado em 11/10/2023, às 06h44 por Patricia Broggi


O que o chat GPT tem a dizer sobre educação financeira? Fui pesquisar e pedi para ele escrever uma coluna baseada nos meus textos para a Pais&Filhos. E não é que o GPT se saiu com 5 boas ideias de como os pais podem ensinar aos filhos sobre o valor do dinheiro. Gostei, dei uma editada no texto porque estava meio sem graça e aqui vai.

Preço do material escolar sobe três vezes mais que a inflação em 2022: veja dicas para economizar
O chat GPT pode ajudar as famílias na hora de falar sobre dinheiro em casa (Foto: Reprodução / Getty Images)

1. Ensine os filhos a planejar seus gastos: fale com os pequenos sobre a importância de fazer um planejamento econômico, definindo prioridades e estabelecendo um orçamento mensal.

  • Na prática: peça para seu filho fazer uma lista das coisas em que quer gastar sua mesada: lanche na escola, figurinha, um brinquedinho…. Oriente que ele precisa dividir o que ganha entre essas coisas, pensando quanto gastar em cada uma.

2. Explique a diferença entre necessidade e desejo: é importante distinguir o que elas precisam e o que elas querem, mostrando que nem tudo o que desejam é uma necessidade.

  • Na prática: a menina encasquetou que “precisa” de uma boneca como a da amiga. Ensine para ela que precisar ela precisa de comida para ter energia, de roupa para se vestir, de remédio caso fique doente… A boneca é um desejo, não uma necessidade.

3. Mostre a importância de economizar: sugira para sua filha poupar um pouco de cada dinheiro que ganha, tanto da mesada quanto de um presente de aniversário. Conte que você também faz o mesmo e que essas economias podem ser a solução quando surge um desejo por algo que queira comprar.

  • Na prática: dê para ela um cofrinho ou abra uma conta poupança. De tempos em tempos contem juntos o valor guardado, salientando como aumentou. E instrua que essa quantia poderá ser usada para um objetivo futuro, ou em uma emergência.
Dinheiro
A inteligência artificial pode ser um aliado na hora de ensinar para seu filho o valor do dinheiro (Foto: iStock)

4. Ajude a fazer escolhas financeiras inteligentes: seu filho precisa aprender sobre as diferentes opções disponíveis para gastar dinheiro e a partir desse conhecimento tomar decisões financeiras inteligentes.

  • Na prática: se o menino quer comprar um novo videogame, precisa saber pesquisar as opções disponíveis, comparar preços e ler avaliações antes de tomar uma decisão. Ajude-o a refletir qual o melhor modelo, considerando o custo benefício.

5. Por fim, lembre seu filho sobre a importância da doação: quantos brinquedos foram esquecidos? Quantas roupas deixadas de lado? Aproveite para explicar às crianças a importância de dar objetos que não são mais utilizados. Eles ainda podem ter serventia.

  • Na prática: se no aniversário o seu príncipe foi premiado com muitos presentes, sugira que ele doe alguns para uma instituição de caridade, ou melhor ainda, faça com que ele entregue o brinquedo para uma criança carente. Ao ver a alegria nos olhos de outra criança, ele não vai esquecer. É uma sensação gratificante.

Essas foram algumas das sugestões de como colocar em prática esses 5 itens. Mas você pode adaptar do jeito que fique mais com a cara e estilo da sua família. Inclusive que reflitam o seu orçamento — e, principalmente, o do seu filho.


Leia também

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Retrato de Kate Middleton e foto que foi usada de inspirição - Reprodução: Instagram

Família

Novo retrato real de Kate Middleton recebe chuva de críticas: "Horrível e desrespeitoso"

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

"Sensação de alívio", diz mãe de criança abusada por marido de cantora gospel

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Jovem trans engravida e vira pai solo: "Não era muito respeitado"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho