Coluna

Estamos preparados para falar sobre Inteligência Artificial?

Inteligência artificial: os pais precisam estar atentos - (Foto: iStock)
(Foto: iStock)

Publicado em 07/06/2024, às 17h59 por Dra. Ivanice Cardoso


Você se considera uma pessoa preparada para conversas difíceis? A bem da verdade é que a maioria de nós foge de conversas difíceis ou de falas mais complexas. Bem, se pararmos pra pensar mesmo, muitos de nós temos evitado ao máximo ter qualquer tipo de conversa que não seja sobre trivialidades.

Mas existe uma conversa urgente da qual fugir seria um risco para a nossa sobrevivência. Precisamos falar sobre a nossa vida hiperconectada com Inteligências Artificiais. E por que ela é urgente? Porque já estamos bastante rodeados de tecnologias baseadas em inteligência artificial.

Bebê com ipad
Saiba mais sobre inteligência artificial - (Foto: Shutterstock)

E se não aprendemos a desenvolver essa conversa, ficaremos no fim da fila, na xepa da feira, com os restos deixados por quem chegou primeiro na conversa. Pode parecer um exagero, mas vamos aos exemplos.

Até alguns anos, você, sempre que tinha necessidade, fazia pesquisas em buscadores como Google ou Yahoo. Há meses já é possível pesquisar direto nas redes sociais e, assim, acessar conteúdos sobre o tema de interesse. Nessas formas de pesquisas de conteúdos e informações sabemos a fonte, olhamos rostos, traçamos uma crítica, ainda que pequena.

Mas agora, com o acesso livre a Chats de Inteligência Artificial, basta você saber “conversar” com aquela Inteligência, que é possível acessar conteúdos prontos, como um texto de coluna (só pra esclarecer, essa coluna euzinha mesmo estou escrevendo, sozinha, ok?).

Inteligência Artificial entrou nas nossas vidas bem antes de nos darmos conta. Não aprendemos sua linguagem, seus propósitos de vida, não percebemos do que (e de quem) ela se alimenta e até onde ela quer chegar na vida.

Há quem diga que as inteligências artificiais querem, um dia, serem conhecidas como uma consciência divina. Na real, o que nos importa agora é como a Inteligência Artificial tem afetado negativamente nossos filhos. Porque aquilo que é positivo e realmente bom, todos veremos com mais clareza.

Além da total ausência de criatividade positiva, pensamento crítico, dedicação e autodesafio que a Inteligência Artificial traz, é urgente que criemos estratégias para educar nossos filhos para atitudes éticas, que realmente gerem vida, produtividade e desenvolvimento para toda uma sociedade.

E quando falo de ética falo de pequenas coisas que causam grandes impactos como, por exemplo, criar imagens em Inteligência Artificial que simulem crimes ou induzam as pessoas à confusão e decisões equivocadas.

Já é um desafio para as escolas entenderem se determinadas atividades foram desenvolvidas pelos alunos ou geradas por Inteligência Artificial. Também já é um desafio para as polícias no mundo todo saber se cenas de abusos contra crianças são com personagens reais ou personagens gerados por Inteligência Artificial.

Todos esses exemplos geram uma grande confusão se não direcionados por padrões éticos que tenham a humanidade e a humanização das relações. Em termos práticos, é muito fácil alguém se esquivar de suas responsabilidades jogando toda a responsabilidade sobre Inteligências Artificiais quando a consequência “der ruim”.

E, por fim, em que ranking queremos que nossos filhos estejam: simples consumidores passivos no melhor modo “zumbi digital” ou reais protagonistas na presente revolução tecnológica? Depende muito mais de nós do que imaginamos.


Leia também

Sandra Annenberg e filha - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Ticiane Pinheiro e Cesar Tralli - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Ana Hickmann e Edu Guedes - Reprodução: Instagram

Família

'Cinco quartos, garagem e escritório': Edu Guedes dá detalhes de mansão com Ana Hickmann

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar