Publicado em 03/06/2016, às 08h23 - Atualizado às 09h34 por Ligia Pacheco
Na coluna anterior, dei dez dicas para educar a criança para e na responsabilidade. Nesta, sugerirei tarefas de acordo com a faixa etária da criança e de seu desenvolvimento. Mas antes, vale lembrar que qualquer aprendizagem é processual, contínua, atencional, intencional e depende da experiência.
Ou seja, as novas aprendizagens ampliam aprendizagens anteriores num contínuo sem fim e é isto que possibilita o desenvolvimento. Mas, elas só se realizam de fato pelo sujeito que aprende, neste caso, a criança. Portanto, seu filho precisa interagir na e com a experiência para aprender. Precisa ter a oportunidade. Protegê-lo ou subestimá-lo irá prejudicar o progresso do seu processo de desenvolvimento.
Seu filho precisa ainda ter a intenção e a atenção para possibilitar que os novos elementos a serem aprendidos consigam entrar e ampliar suas construções anteriores. E para tal, facilita ter motivação (motivo-na-ação). Possibilite-a e evite o blá blá blá que de fato não funciona. O que vale mesmo é a experiência com sentido e sentir. Aquela que deixa permanece e faz progredir. Leia a breve, mas preciosa postagem no meu blog e veja como surpreender sem blá blá blá.
Agora, vamos às tarefas que, em geral, são bem possíveis para a criança realizar e são ótimas ao seu amplo desenvolvimento.
De 2 a 3 anos: a criança é capaz de tirar a roupa e colocá-la na roupa suja, tirar e guardar os sapatos, colocar o seu prato na mesa, organizar os brinquedos, passar pano nos móveis baixos. Em relação à escola, já consegue colaborar na organização da mochila que vai e volta da escola.
De 4 a 6 anos: além das tarefas anteriores que já se dão de forma mais desenvolvida, a criança já pode colaborar, progressivamente e cada vez com menos supervisão, em várias atividades domésticas como guardar as compras, varrer a casa, recolher o lixo, arrumar a cama, molhar as plantas, alimentar os animais de estimação. Já na parte escolar, já é capaz de organizar a mochila e a começar a realizar as tarefas escolares com mais autonomia.
De 7 a 10 anos: com o desenvolvimento do sistema nervoso e das experiências anteriores, a criança já é capaz de colaborar com as refeições, colocá-las à mesa e as recolher. Lavar a louça, organizar a cozinha, recolher as roupas do varal, varrer o chão, passar aspirador de pó. Em relação à escola, se foi bem desenvolvido nas etapas anteriores, já consegue cuidar da agenda e das atividades escolares com responsabilidade e autonomia.
A partir de 11 anos: já é capaz de preparar lanches e refeições rápidas, levar o lixo para fora, trocar roupa de cama, lavar o banheiro. Em relação à escola, já deve ser e se sentir responsável pela própria agenda e tarefas escolares com consciência de que isto diz do seu próprio desenvolvimento.
Leia mais:
9 tarefas que você pode delegar
7 dicas para organizar sua vida
Família
Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”
Família
Filha de Leonardo explica motivo de não ir ao aniversário do pai: “Bloqueando alguns inconvenientes”
Família
Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi
Família
Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana
Família
Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso
Família
Conheça Jade Magalhães: Modelo e influenciadora passou 4 anos separada de Luan Santana
Família
João Guilherme explica por que não foi ao aniversário de 61 anos do pai
Família
Filho de Ana Hickmann opina sobre casamento da mãe com Edu Guedes e resposta surpreende