Colunas / De olho no cotidiano

Não podemos frustrar a criança?

iStock

Publicado em 02/04/2019, às 11h35 - Atualizado às 11h41 por Ligia Pacheco


Compartilhe:


Não evite dizer não para o seu filho (Foto: iStock)

Muitos pais têm protegido os seus filhos de sofrerem e de se frustrarem. Evitam dizer “não”, resolvem os conflitos que os filhos travam com outras crianças, antecipam-se para resolverem seus problemas, dão tudo o que pedem para que não se chateiem, fazem todos os seus gostos e os enchem de perguntas do tipo: “O que você quer comer?”, “Você quer que a mamãe ou o papai te coloque na cama?”, “Que programa você quer fazer?”, “Que restaurante você quer ir?”, entre tantas outras.

Uma coisa é desenvolvermos a criança para a tomada de decisões, mas outra é darmos este poder a ela sem que ela tenha ainda recursos e repertório para tal. Ao tratar o seu filho como um rei, você estará o desprotegendo para o mundo real, de realidade. Afinal, não vivemos no mundo real de realeza. Poupar a criança pode parecer um acerto, mas acredite, traz malefícios ao seu desenvolvimento integral, em especial às habilidades sócio-emocionais.

Tratá-la como rei ou rainha, sem que se frustre ou sofra, provavelmente a deixará insegura, com baixa autoestima, com pouca flexibilidade mental, com dificuldade para resolver problemas, para ser criativa, empática, para trabalhar em equipe, enfrentar desafios, tomar decisões e tanto o mais. Habilidades cada vez mais requisitadas nos dias atuais do mundo real. Vale a pena poupá-la? Se você respondeu não, então vamos lá: Como fazer?

1. Deixe seu filho resolver os seus conflitos. Não se meta em briga de criança, a não ser que o conflito seja perigoso. Isto a fortalecerá, dará mais garra, ampliará a empatia, aumentará a sua autoconfiança, a flexibilidade mental e a ensinará a lidar com frustrações.

2. Não a deixe ganhar nos jogos ou dê tudo o que ela pede. Ensine-a a lutar por suas conquistas.

3. Dizer “não” faz parte das aprendizagens da vida. Quantos “nãos” escutamos pela frente? Além disso, saber ouvir “não”, também o ajudará a dizer “não” quando a pedirem para seguir na “onda”. Além de tão necessário quando temos consciência de que queremos estar alinhados ao nosso propósito, missão, visão.

4. Não fique perguntando ao seu filho o que cabe a você decidir. Não inverta os papéis. Uma criança pequena não tem condições de escolher o que quer comer, por exemplo. Ela ainda não sabe o que é bom à sua saúde, ao seu crescimento e desenvolvimento.

5. Coloque a criança no seu lugar. Ouvi de uma diretora de uma escola de educação infantil da Finlândia quando a questionei porque a escola não era adaptada ao tamanho da criança. Ela respondeu: “Aqui na Finlândia nós não abaixamos os adultos. Nós elevamos as crianças.” Hummm!

6. Frustrar-se é um aprendizado importantíssimo para a vida. E é melhor aprendermos desde pequenos. Ficar triste, não conseguir o que se quer, saber esperar o momento, tudo será importante para o hoje da criança como para o amanhã.

7. Não tenha medo de educar seu filho para enfrentar a vida. Apoie-o, mas não faça no seu lugar. Isto fará dele uma criança equilibrada, sem medo de desafios e disposta a enfrentá-los.

8. Quando algum projeto do seu filho não der certo, ensine-o a se levantar, a sacodir a poeira e a recomeçar, pois a vida real é assim, entre altos e baixos vamos nos constituindo seres cada vez melhores, não é?

Feliz novo mês. Bom trabalho! E até a próxima!

Leia também:

Por que assistir “Divertida Mente”

Dicas para ajudar na lição de casa

Não diga não! Por que?


Palavras-chave
Comportamento Família Criança pais

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar