Colunas / Astrologia em família

Mas afinal o que é o Mapa Astrológico do Ano?

O Mapa Astrológico do ano ajuda a entender os desafios e pontos fortes que iremos passar nesse período - iStock
iStock

Publicado em 25/11/2022, às 07h08 por Cris Branco


A cada ano, quando o Sol retorna ao mesmo grau e minuto do signo que está em nosso Mapa de Nascimento e vivemos o que chamamos de Retorno Solar ou Revolução Solar. Cada planeta tem seu ciclo e período para o retorno, ou seja, para voltar à posição que estava quando nascemos. Quer ver um exemplo? Saturno leva em torno de 28 anos e é o famoso Retorno de Saturno, enquanto o Sol leva apenas 1 ano.

O menor marca-passo do mundo foi implantado em um paciente brasileiro
O Mapa Astrológico do ano ajuda a entender os desafios e pontos fortes que iremos passar nesse período (Foto: iStock)

Voltando para o Retorno do Sol, apesar do Sol estar na mesma posição, os outros astros ocupam novos lugares. Considerando estes novos dados, essa nova posição dos astros quando ele retorna, vamos poder indicar potenciais, forças e desafios no período entre um aniversário e outro. Todo aniversário é marcado pela regência de um dos 12 signos. O regente do Ano Pessoal é sempre o Ascendente do mapa da sua Revolução Solar.

É como se um dos signos ganhasse destaque e precisássemos aprender essas virtudes naquele ano e nos conectarmos aos nossos ancestrais que usaram com muita força essas virtudes selecionadas no nosso novo ciclo. Através dessa leitura também podemos nos programar com datas importantes, temas mensais e áreas da vida onde colocar foco, áreas da vida onde teremos mais fluidez e onde precisaremos de mais atenção.

Quer ver um exemplo? Tenho um ano Sagitariano com Sol na primeira casa na minha revolução solar deste ano ativando a forma que lido com meus relacionamentos e minha capacidade de ir além, me colocando em primeiro lugar e tendo coragem para iniciar. Se eu entendo que desafios vim desenvolver, e que área ganha força, posso me planejar e encontrar ferramentas que me auxiliem a lidar de uma forma saudável e adulta com aquilo que me visita, sejam, emoções, sentimentos, situações, pessoas.

Posso me conectar à minha força ancestral através desse guia incrível que é o mapa astrológico! Você já fez seu mapa anual? Fica a dica do regente do ano baseado no ascendente da Revolução Solar. Claro que os astros que você têm no seu mapa natal no regente do seu ano também vão influenciar essas energias. Lembre-se de fazer o seu para conectar todas as informações.

  • Ano Ariano: ano de muito movimento, muita energia é necessária para dar passos e sair da estagnação. Ano de inícios, de autoafirmação e autonomia. Cuidado com a impaciência e agressividade. Que você possa se conectar aos empreendedores e pioneiros no seu sistema familiar.
  • Ano Taurino: ano de dar continuidade, de planejar com calma, de construir no seu próprio ritmo. Ano de prosperidade, segurança e estrutura. Cuidado com a preguiça e o medo de mudanças. Que você possa se conectar aos construtores, aos que trouxeram alimento e qualidade de vida no seu sistema familiar.
  • Ano Geminiano: ano de muita atividade mental, de fazer novos contatos, abrir novas portas. Ano de novas ideias, de informações e conhecimento. Cuidado com a dispersão e falta de foco. Que você possa se conectar aos comerciantes e comunicadores no seu sistema familiar.
  • Ano Canceriano: ano intimista, emocional e sensível. Ano para reavaliar o passado, as raízes e a conexão com a família. Cuidado com os dramas e excessos emocionais. Que você possa se conectar aos cuidadores e acolhedores no seu sistema familiar.
  • Ano Leonino: ano de brilho, autoconfiança e alegria. Ano para criar, celebrar e ser visto. Cuidado com o orgulho e autoritarismo. Que você possa se conectar aos líderes e corajosos no seu sistema familiar.
  • Ano Virginiano: ano de produtividade, de auto-organização e resolução de problemas. Ano para buscar bem-estar e cuidar da saúde. Cuidado com o perfeccionismo e crítica. Que você possa se conectar aos servidores e curadores no seu sistema familiar.
  • Ano Libriano: ano de sociabilidade, parcerias, busca por equilíbrio. Ano para se conectar a beleza, harmonia e aos relacionamentos. Cuidado com a passividade e com a falta de posicionamento. Que você possa se conectar aos diplomatas e empáticos no seu sistema familiar.
  • Ano Escorpiano: ano de transformações, de eliminação daquilo que machuca. Ano para lidar com crises e se empoderar, morrer para renascer. Cuidado com os apegos e manipulações. Que você possa se conectar a aqueles que se tiveram forças para recomeçar depois de perdas no seu sistema familiar.
  • Ano Sagitariano: ano de sonhar alto, de sabedoria e crescimento. Ano para explorar novos horizontes e ousar, confiando na vida. Cuidado com a arrogância e negligências. Que você possa se conectar aos sábios que se abriram a novas culturas e filosofias no seu sistema familiar.
  • Ano Capricorniano: ano de trabalho, perseverança para alcançar nossos objetivos e maturidade. Ano para plantar o que quer colher com paciência e resiliência. Cuidado com o controle e rigidez. Que você possa se conectar aos realizadores e autoridades no seu sistema familiar.
  • Ano Aquariano: ano de abertura de visão, liberdade e novas formas de ver o mundo. Ano para relações sociais de forma autêntica e original. Cuidado com a obsessão e teimosia. Que você possa se conectar aos fora-da-caixa e inovadores no seu sistema familiar.
  • Ano Pisciano: ano emocional, para soltar o controle e confiar nas circunstâncias, confiar no Universo. Ano para trabalhar a fé, a compaixão e a entrega. Cuidado com a vitimização ou necessidade de salvar o outro. Que você possa se conectar aos amorosos e compassivos no seu sistema familiar.

Assista ao podcast com Marcos Piangers que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer