Colunas / Ela diz, ele diz

Carregamos muitas bagagens nessa viagem de criar filhos

O tempo passa rápido e é preciso aproveitar cada fase - Getty Images
Getty Images

Publicado em 10/04/2023, às 08h46 por Ana Cardoso e Marcos Piangers


Ele: treze verões

Tivemos treze verões na praia, todo final de ano. Até que minha filha mais velha me disse: “Não gosto mais de praia”. Passou a ficar na cidade, com amigas. Foi abrupto. Em um verão dançávamos no mar, apostávamos corrida, desenhávamos na areia. No outro, estava sem ela.

Sol, verão, praia, calor
O tempo passa rápido e é preciso aproveitar cada fase (Foto: Getty Images)

Faço cálculos. Tenho treze verões com minhas filhas. Por quatro anos, são bebês. Por nove verões, são crianças. Depois disso, adolescentes. Apenas vinte dentes de leite para guardar. Apenas sete apresentações de final de ano. Apenas uma formatura. Cinquenta natais, talvez. A rotina desgastante faz a vida parecer um filme em câmera lenta. Um filme exaustivo. Mas de repente, sem aviso, o filme acaba.

E você sente saudade. Quer rever o filme, aproveitar mais da segunda vez. Rebobinar. Os dias parecem longos, mas os anos são curtíssimos. A infância passa devagar e, de repente, passou rápido demais. Vá nas apresentações escolares. Pegue seus filhos na escola. Transforme os momentos mais chatos em brincadeiras.

Ria perto dos seus filhos, para que eles sintam que você gosta de cuidar deles. Veja-os aprendendo a andar, falar, correr, andar de bicicleta. Esteja na formatura. Chore no casamento. Seja um bom avô. Esteja com eles de corpo, alma e vontade. Aproveite o tempo que tiver com seus filhos. Serão apenas treze verões. Treze mágicos verões, que passam rápido demais.

Ela: mudanças

Se tem uma verdade universal na minha família é: o sonho de um pode ser o pesadelo do outro. Estamos empacotando nossas coisas para nos mudarmos. Confesso que foi uma decisão minha, eu queria me mudar, eles não. Assim sendo, durante um ano fiz uma reforma em que marido e filhas não quiseram opinar sobre nada. Sigo achando que vai ser bom? Que ficou tudo lindo? Sim.

Nós teríamos de qualquer forma que sair de onde moramos, pois a proprietária pediu o imóvel. O problema é que os sonhos de cada um eram muito díspares. O Marcos só pensa em voltar para Florianópolis, viver perto da mãe dele, do mar e dos amigos de infância. Eu estou feliz em Curitiba, vivendo perto da minha mãe, das amigas de infância e sempre numa temperatura mais amena. Anita tem falado em morar no Rio com amigos, fazer faculdade por lá e a Aurora queria mesmo morar num condomínio perto da escola onde boa parte de seus colegas vive.

O consenso veio na forma de um apartamento perto da escola, com amplo jardim e muita privacidade para cada um dos moradores, pois o imóvel é muito antigo, com paredes bem grossas. Nessa vida a gente nunca ganha em tudo, assim sendo temos um problema grave pela frente: a garagem é minúscula e isso vai ser um inferno, mas faz parte.

Na zona de empacotamento rola de tudo: horas e horas de nostalgia vendo fotos e relendo cartinhas; separação de doação e muito lixo – há um minicentro de logística aqui na sala. Todos estamos excitados, tanto quanto melancólicos. Como dói mudar, mesmo que seja pra melhor!

Moral: “Todo dia é especial, mesmo os mais complicados”

ASMR com som de nostalgia

Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo