Bebês

Sono do bebê: veja como estabelecer uma rotina desde os primeiros dias de vida

Ter uma boa noite de sono é fundamental para o desenvolvimento do bebê - Getty Images
Getty Images
MAM

Publicado em 20/04/2021, às 11h00 - Atualizado às 12h58 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


Para ter um desenvolvimento saudável, a criança precisa de rotina. E esse cuidado deve começar desde cedo, principalmente quando o assunto é o sono do bebê, já que isso faz toda a diferença para ele e para a família. Além de dar segurança, conforto, confiança e garantir um descanso de qualidade para o seu filho, manter um ritual significa fazer, dia após dia, a mesma coisa na hora de colocar seu bebê para dormir.

Com a correria, pode ficar difícil criar e manter esse ritual em casa com o seu filho, mas uma rotina de sono é essencial para o desenvolvimento, pois vai garantir uma maior qualidade para a família inteira agora e no futuro. Foi pensando nessa importância que fizemos na quarta-feira, 7 de abril, um bate-papo em parceria com MAM, marca austríaca líder de mercado no Brasil. Mediada por Andressa Simonini, editora-executiva e filha de Branca Helena e Igor, a live teve a participação da Dra. Bruna Briones, pediatra, gastropediatra, consultora do sono e de amamentação, filha de Amador e Marcia.

Ter uma boa noite de sono é fundamental para o desenvolvimento do bebê (Foto: Getty Images)

Durante uma hora, conversamos sobre como adaptar o bebê aos dias com a família em casa e qual é o primeiro passo para começar a criar um ritual noturno com o seu filho. “No começo da vida do bebê, com o auge do aprendizado da amamentação, o puerpério, as cólicas, não é possível criar o hábito na vida do bebê. Mas a casa precisa ter uma rotina: acordar às 8h, por mais intensa que a noite tenha sido, e fazer com que ela comece a adormecer às 18h, diminuindo as luzes e sons”, explica a especialista.

O maior benefício de se adaptar ao hábito é a segurança que ele proporciona. “A segurança vem por meio da rotina. Um bebê seguro chora menos e entende o que está por vir. Isso facilita a próxima etapa e faz toda a diferença no começo de vida dele”, defende Bruna.

A especialista recomenda ainda que o horário do sono do bebê seja respeitado e que a ideia de precisar estar cansado para conseguir dormir melhor à noite não é real. “Se o bebê estiver estafado, ele demora até 20% a mais do tempo que leva normalmente para dormir”, alerta. Caso a criança esteja irritada ou chorando, significa que o horário certo para descansar já passou. Por isso, é muito importante ficar de olho nos sinais que seu filho dá para respeitar o momento de sono dele e ter uma noite tranquila para a família toda.

Ao mesmo tempo, é preciso ter equilíbrio na construção dessa rotina: a dica de ouro é não levar a criança para o quarto a partir dos primeiros sinais de sono. “Não corte os estímulos de uma vez, isso gera desconforto na criança. Tire os brinquedos devagar e, aos poucos, os leve para o quarto. Assim você faz uma transição entre o estímulo das brincadeiras e a quietude para a soneca”.

Para ver mais dicas sobre rotina e qualidade de sono do bebê, assista à live completa:

Mais autonomia para o seu bebê

Além de trazerem mais autonomia, as alças que brilham no escuro permitem facilitar a visualização noturna (Foto: Divulgação)

Para que seu filho tenha uma noite de sono tranquila, é essencial que todas as necessidades dele estejam atendidas: bem alimentado, sem sede e com fralda trocada, por exemplo. Mas também é muito importante que seu filho tenha autonomia e independência no momento da alimentação ou do sono! Pensando nisso, a MAM acaba de lançar produtos especiais: os copos Trainer+ e Fun to Drink Night, da linha copos Night. Eles têm alças que brilham no escuro para facilitar a visualização à noite, que podem ser adicionadas ou removidas conforme necessidade. Com formato ergonômico, ele é fácil de agarrar e segurar por mãos pequenas.

Gostou da novidade? A MAM preparou uma surpresa para você conferir os produtos e o lançamento dos Copos Night! Usando o cupom MAM&PAISEFILHOS, dá para ganhar 15% de desconto no site MAM (www.mambaby.com/br/), com exceção de bicos, chupetas e mamadeiras. O cupom é válido até 30/04/2021.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Família teve velório reservado em São Paulo - Arquivo pessoal

Família

Família mort4 pelo filho de 16 anos tem velório reservado em São Paulo

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Adolescente revela que não tinha problemas com a irmã - Reprodução/ Redes Sociais

Família

Adolescente diz à polícia que só m4tou a irmã para conseguir m4tar a mãe

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Família

Adolescente que m4tou a família não imaginava que seria pres0: "Ele tomou um susto"

Adolescente seguiu a sua rotina depois de mat4r os pais - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente que m4tou os pais disse que foi para academia e almoçou ao lado do corpo

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo