Bebês

Segurança do bebê: veja os cuidados necessários para garantir um sono tranquilo ao seu filho

Getty Images

Publicado em 07/10/2021, às 08h00 - Atualizado às 08h06 por Sandra Lacerda


Compartilhe:


A chegada de um bebê em casa é motivo de festa e muita alegria! Mas com isso, novas responsabilidades e maior atenção caem sobre a rotina dos pais. A segurança e a saúde do bebê devem ser as preocupações principais para a família, e isso também inclui a hora do sono

Existe uma enorme relação entre o bebê dormir bem e, posteriormente, estar saudável. Vários estudos já comprovaram que colocar o bebê para dormir em segurança é superimportante para reduzir o risco de morte infantil durante o sono.

Os pais de primeira viagem podem ter muitas dúvidas sobre como posicionar o bebê para dormir, como deixar o berço seguro e limpo, e também como garantir que seu filho tenha um sono tranquilo. Mas relaxa! Separamos algumas dicas para te ajudar nessa.

Postura correta do bebê na hora de dormir

Dormir de lado ou de barriga para baixo são posições que aumentam os riscos de Síndromes da Morte Súbita Infantil (SIDS). A melhor maneira para posicionar seu filho na hora de dormir é deitá-lo sempre de costas.  Assim, a criança fica mais à vontade para se ajeitar da maneira em que se sente mais confortável e consegue dormir melhor.

A criança pode encontrar a forma que se sente mais confortável para dormir (Foto: Getty Images)

Como manter o berço seguro e limpo?

Para garantir a segurança do bebê, os pais devem passar a mão por todo o berço para se certificar de que ele não possui entalhes, bordas cortantes ou pontas agudas. Também é muito importante conferir o espaçamento e o comprimento das grades, para que a queda do bebê não aconteça.

Qualquer tipo de revestimento plástico deve ser evitado nos berços, assim como degraus entre a cabeceira, as laterais e os pés do móvel. É necessário o uso de um colchão firme e compatível com as dimensões do berço, para evitar que o bebê prenda o dedo em pequenos vãos.

O ideal é que dentro do berço não haja travesseiros, brinquedos de pelúcia, edredom ou qualquer outro objeto que roube o espaço do bebê.  Em geral, os bebês conseguem ficar com a postura adequada sem o travesseiro, então ele deve ser dispensado. Um cobertor, um lençol para encapar o colchão e outro para servir de coberta já é suficiente! Todos firmemente presos de modo que, mesmo se o bebê se mexer muito durante o sono, os tecidos não fiquem sobre o seu rosto, o que pode causar sufocamento.

Quanto à localização, o mais adequado é manter o berço longe de janelas, cortinas, paredes frias, fios elétricos e tomadas.

O berço deve estar limpo para que o bebê tenha uma boa noite de sono (Foto: Getty Images)

Com o sistema imunológico ainda em desenvolvimento, o bebê é frágil e mais propício a contrair alergias e infecções. Por isso, os cuidados com os tecidos dos lençóis e cobertores do berço devem ser redobrados, já que eles podem proporcionar benefícios ou, até mesmo, comprometer a segurança da criança.

O tecido mais recomendado pelos pediatras são aqueles feitos de algodão. O lençol de elástico para berço em algodão é o mais comum para os bebês, pois, além de ser durável e  macio, essa é a opção mais anti-alérgica do mercado e a pele pode transpirar sem medo de assaduras.

Sono tranquilo

Estabelecer uma rotina de sono faz toda a diferença na vida do bebê e também na rotina da família. Para que os pais voltem a ter um sono ininterrupto- o que com certeza é difícil de conseguir nas primeiras semanas, o bebê precisa ter um sono tranquilo. Além de dar segurança, conforto e confiança à criança, a rotina de sono vai garantir um descanso saudável.

Dar banho no bebê antes de dormir pode deixá-lo bem mais tranquilo (Foto: Getty Images)

Cerca de 30 minutos antes da hora de dormir, já diminua as luzes de sua casa- isso ajuda a reduzir os níveis de cortisol. Em seguida, dê um banho no bebê e a última refeição do dia. Conte uma história para dormir em um tom de voz bem suave, ou aperte o play uma música calma. Quando for colocar seu filho no berço, não faça brincadeiras agitadas e se certifique de que a sua fralda está limpa. A massagem também  é uma boa opção para induzir o sono tranquilo.

Segurança do bebê

Na hora de cuidar do recém-nascido, todo o cuidado é pouco! Sabemos que os pais não conseguem ficar 24 horas de olho no bebê, e por isso, toda a ajuda é mais que bem-vinda. A comodidade dos pais em poder usar uma babá eletrônica e ficar sempre vendo seu filho no berço, protegido e tendo um sono  bom é um grande alívio! Essa ferramenta chegou como mais um olho para ajudar os pais a ficarem ligados o tempo todo nos filhos, mesmo quando estão em outro cômodo da casa. Este é um dos principais itens do enxoval para trazer segurança e monitorar o bebê, seja durante o dia ou até mesmo nas madrugadas. A missão de escolher a babá eletrônica que mais se encaixa na sua necessidade e rotina pode ser muito difícil. Pensando nisso, separamos dois modelos da Motorola Nursery Br para você conhecer. Confira:

Babá Eletrônica Motorola MBP36S

Babá Eletrônica Motorola MBP36S (Foto: Divulgação)

Monitore seu bebê através da babá eletrônica MBP36S da Motorola e tenha a certeza de que seu filho esteja sempre bem. Fique de olho em todos os movimentos pela tela colorida diagonal de 3,5″ e comunique-se claramente com seu filho usando o recurso de comunicação bidirecional. Com a rotação digital da câmera em todos os ângulos, você pode ver todo o quarto de seu filho. Monitore seu bebê à noite com a visão noturna infravermelha, colocando-o para dormir, ouvindo as canções de ninar disponíveis.

Babá Eletrônica Motorola MBP36XL Tela 5,0”

Babá Eletrônica Motorola MBP36XL Tela 5,0” (Foto: Divulgação)

Monitore seu bebê pela Babá Eletrônica MBP36XL, com a unidade dos pais ergonômica, que possui uma grande tela colorida diagonal de 5″ e alcance de até 300m. Comunique-se claramente com seu filho usando a conversa bidirecional. Leve a câmera portátil movida a bateria com você pela casa para assistir seu filho onde quer que esteja. Veja-o com clareza, de dia ou de noite, com panorâmica, inclinação e zoom remoto e também visão noturna infravermelha. Ouça o seu filho quando ele precisar de você com o microfone de alta sensibilidade e saiba se o quarto dele está muito quente ou muito frio com o visor de temperatura ambiente. Coloque canções de ninar para fazer o seu bebê dormir, e acalme-o com o som de ruído branco.


Palavras-chave
Bebê Sono Cuidados cuidados com o bebê Segurança dormir descanso sono do bebê Motorola Nursery

Leia também

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar