Publicado em 22/05/2018, às 09h20 por Redação Pais&Filhos
Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças divulgaram um relatório mostrando que 22% das mães colocam o bebê do seu lado ou de barriga para cima, 61% compartilharam a cama e 39% usaram roupa de cama macia para o berço do bebê. Essas ações violam as regras básicas de segurança infantil e podem colocar um bebê em risco. Jodi Mindell, conselheira de pais e autora de “Sleeping Through the Night”, explica como evitar o sono comum e ainda assim levar seu bebê para a cama.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que você não use um posicionador de espuma para tentar mantê-lo de costas. De acordo com eles, o rosto do bebê pode ficar encostado ao lado. Se seu bebê já pode rolar de barriga para baixo, saiba que não há problema em deixá-lo continuar a dormir de bruços – não é necessário se torturar levantando a noite toda para rolar de volta!
E se a única maneira de fazer ele dormir é de bruços?
A verdade é que a maioria dos bebês não dorme tão profundamente de costas. Apenas mude seu pensamento: se ele pode acordar facilmente, isso significa que é seguro. Se ele tiver menos de três meses, tente colocar alguns panos, o que pode ajudar se ele estiver com dificuldades para dormir de costas.
Eu sei que os amortecedores são uma má ideia, mas meu bebê não se machucará nos trilhos de seu berço?
Não. É muito mais provável que ela sufoque pressionando o rosto contra os amortecedores ou use-os como escadinha para sair do berço – o que poderia levar a uma séria lesão na cabeça causada por uma queda. Mesmo que os bebês sejam muito ativos durante o sono, é muito raro que se machuquem ao esbarrar nos trilhos do berço.
Quando meu filho terá idade suficiente para dormir com o bicho de pelúcia que sua tia comprou para ele?
A AAP diz que não deve haver nada no berço até o primeiro aniversário de um bebê. Mas alguns pais preferem dar ao bebê um objeto transicional antes disso. A principal preocupação é que você tenha certeza de que o objeto é seguro – nada muito grande que possa ser usado como um banquinho ou muito mole que poderia apresentar um risco de sufocamento. Por enquanto, deixe seu bebê brincar e aconchegar-se com o bicho de pelúcia enquanto ele estiver acordado, mas remova-o do berço quando ele adormecer.
Leia também:
12 dicas para ajudar seu bebê a dormir a noite toda
Hora de dormir: 10 inspirações de camas para o quarto do seu filho
Não é sonho! 3 dicas para fazer seu bebê dormir a noite inteira
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Família
Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo
Família
Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"