Publicado em 04/10/2022, às 08h00 - Atualizado às 08h00 por Redação Pais&Filhos
Rafaela Moreira, que é mãee manicure, está alertando outros pais após seu bebê, Gustavo ter passado por uma situação difícil. Com apenas 17 dias de vida, o bebê contraiu herpes após ter sido beijado por uma visita. Segundo Rafaela, as marcas no rosto de seu filho apareceram de repente. “Não teve sintoma nenhum no caso do Gustavo, ele não teve nada, simplesmente ele amanheceu com o rostinho daquele jeito, foi do dia para noite!”, contou ela.
Ela então levou o filho rapidamente para o Hospital Municipal M’Boi Mirim, localizado na zona sul de São Paulo. No local, foi diagnosticado que o bebê havia contraído herpes. “Quando o Gustavo nasceu eu fui para casa e em casa tive várias visitas seguidas, familiares, amigos, não tem como dizer de quem foi que pegou, não dá pra acusar ninguém”, afirmou Rafaela. A criança precisou ficar 10 dias internada no hospital. “Ele só não ficou internado na UTI porque ele não teve febre, parece que foi coisa de Deus. Ele fez vários exames de sangue, a minha sorte foi que ele não teve febre”.
Após receber alta do hospital, ele ainda precisou continuar com o tratamento para que a herpes não voltasse. “Quando ele saiu do hospital fomos encaminhados para o dermatologista que passou um hidratante e um creme para o rosto para controlar e evitar que a herpes volte”. Hoje, Gustavo é um bebêsaudável de quatro meses. “Graças a Deus, ele não teve mais nada”, contou a mãe.
A mulher decidiu tornar sua história pública após saber do caso de uma recém-nascida que faleceu nos Estados Unidos após ter contraído herpes. “O conselho que eu dou hoje para os pais é: não deixem as visitas falarem perto e/ou beijarem seu bebê! E sempre peça que eles passem álcool em gel nas mãos antes de entrar em contato com o bebê”, orientou. A publicação em suas redes sociais sobre o que aconteceu com seu filho viralizou e já tem mais de 170 mil compartilhamentos.
A herpes é causada por um vírus muito comum e que pode ser bastante prejudicial para o embrião ou recém-nascido. Apesar de poder aparecer em qualquer parte do corpo, costuma se manifestar nas genitais, rosto ou lábios, segundo a dermatologista do Hospital San Gennaro, Dra. Mayla Carbone.
Apesar do herpes não causar riscos para os adultos, ela pode ser muito séria para o recém-nascido ou embrião. “Nos bebês, o herpes pode ter uma forma mais grave, justamente por causa do sistema imunológico comprometido. Então, podemos ter desde abortos na contaminação do parto, ocorrências de malformações fetais, algumas lesões de pele, olhos, boca, cegueira e infecções do sistema nervoso. Além disso, esses pacientes podem ter o comprometimento hepático também, evoluindo para uma hepatite”.
De acordo com a dermatologista, existem alguns tipos diferentes de herpes, como a herpes simples (tipo 1), herpes genital (tipo 2) e a herpes zoster, que apesar de ser um pouco menos comum que as outras duas, merece atenção. Confira abaixo as características de cada uma delas:
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Notícias
Eliana conta que ela e o marido dormem em quartos separados; saiba o motivo
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Notícias
Esposa de Cid Moreira avisou Patrícia Poeta da morte do jornalista: "Cid está chegando ao fim"
Notícias
Eliezer anuncia separação inesperada e brinca: "Cada um seguiu o seu caminho"
Notícias
Filha de Leonardo conta que conheceu o pai no dia do teste de DNA: "Pedi um autógrafo"
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Família
Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'