Bebês

Bebê de nove meses é diagnosticado com doença raríssima: “Único caso no mundo”

O bebê Buddy foi diagnosticado com a doença aos nove meses - Reprodução/ Mirror UK
Reprodução/ Mirror UK

Publicado em 03/10/2022, às 11h06 - Atualizado em 13/12/2022, às 12h21 por Redação Pais&Filhos


Clare Done, de 33 anos, moradora de Little Hulton, em Salford, compartilhou o medo que sentiu depois que descobriu que o filho de nove meses, Buddy, recebeu um diagnóstico raro de ele ser “criança única no mundo” com doença.

A mãede Buddy começou a suspeitar de que tinha algo de errado com o filho, quando aos nove meses ele não estava obtendo resultados no desenvolvimentoe não conseguia atingir metas consideradas simples para a idade dele, como sentar sozinho. Por meio de examesde ressonância magnética foi possível se obter o resultado de que Buddy tinha um cisto no cérebro e também tinha uma anormalidade cromossômica muito rara.

Foto de bebê Buddy
O bebê Buddy foi diagnosticado com a doença aos nove meses (Foto: Reprodução/ Mirror UK)

Segundo o Manchester Evening News, o  distúrbio do bebêé tão raro que os médicos acreditam que ele pode ser o único caso conhecido no mundo todo: “Sei que as pessoas dizem: ‘Pare de comparar seu filho com outrascrianças‘, e entendo isso até certo ponto, mas não estaria fazendo meu trabalho se não levantar preocupações. Quando eles colocaram a anomalia cromossômica de Buddy no sistema, nada apareceu. Não há pesquisas ou informações sobre isso.”, disse Clare.

“Perguntei a eles se ele poderia ser a única criança no mundo com essa anormalidade cromossômica e eles disseram que sim. Minha cabeça caiu totalmente, foi uma época horrível.”, acrescentou a mãe de Buddy. Uma anomalia cromossômica como a do caso Buddy é uma alteração no DNA ou material genético, os casos de cromossomos extras ou ausentes, que alteram o desenvolvimento de uma criançaantes mesmo do nascimento.

Atualmente, Buddy está com três anos e durante todo esse tempo tratou as causas que atrasaram o desenvolvimento, depois de muitos momentos no hospital, ele foi diagnosticado com um atraso no desenvolvimento global, esse atraso ainda não se sabe se foi causado pelo cisto. O diagnóstico do bebêsignifica que ele  pode levar mais tempo para atingir marcos em comparação com outras crianças, como andar, falar e até mesmo se movimentar.

“Às vezes eu só queria que eles soubessem o que estava errado, você se preocupa, é seu bebê. Qualquer coisa a ver com o cérebro é assustador o suficiente. Há tantas chances de que os cistos possam ser cancerígenos, é horrível. No começo, fiquei um pouco deslumbrada. Eu não sabia o que fazer, mas é natural para asmães, não é?”, disse Clare ao descobrir que se o tratamento do cisto não fosse feito, Buddy poderia sofrer consequências no futuro: “Os médicos alertaram que, se o cisto de Buddy não for tratado, ele pode começar a sofrer convulsões no futuro. Se chegar o dia em que ele começar a ter convulsões, terei que lidar com isso.”, complementou ela.

O bebê Buddy junto com a mãe Clare
A mãe desconfiou quando percebeu que o filho não estava se desenvolvendo adequadamente (Foto: Reprodução/ Mirror UK)

“Eu olhei para as coisas sobre o que eu precisaria fazer caso ele fizesse. Eu costumava viver minha vida pensando que isso poderia acontecer hoje, mas agora eu não penso tanto.”, explicou Clare ao entender que teria que se acostumar com as possibilidades que o diagnóstico de Buddy poderia trazer para a vida da família.

Clare contou que o filho é um menino “feliz e atrevido”, que atualmente ele é incapaz de andar corretamente, luta para tomar decisões e é facilmente sobrecarregado. Infelizmente, não é possível saber com certeza se ele será capaz de andar sem ajuda: “Pode haver muitas razões diferentes pelas quais ele não está andando e esta é a parte mais frustrante. Às vezes eu só queria que eles soubessem o que estava errado. A coisa mais visível é que ele anda de joelhos, e é isso que as pessoas percebem, do lado de fora, ele parece normal.”

Apesar de não ter garantia se o filho poderá andar, Clare, assim como os médicos que cuidam de Buddy, não perdem esperanças  que ele consiga andar um dia: “O pediatra dele disse que sim, mas vai demorar muito até que o faça. É um jogo de espera.”, finalizou a mãe de Buddy.

Conheça a cabine do navio MSC Seashore


Leia também

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Família

Pai de menina de 7 anos que morreu dormindo faz desabafo: "Pedimos força"

Amanda Kimberlly postou um novo vídeo com Helena e encantou os seguidores - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”

Leo Zagueiro, Regis Danese e Camila Campos - Reprodução: Instagram

Família

Esposa de Leo Zagueiro diagnosticada com câncer no 7º mês de gestação conta que doença se espalhou para os ossos

O casal reatou o relacionamento no início deste ano - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana

Alezinho disse que gostaria de ver a mãe entrando de amarelo no casamento - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filho de Ana Hickmann opina sobre casamento da mãe com Edu Guedes e resposta surpreende

Jéssica explicou o motivo de não estar na fazenda Talismã - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Leonardo explica motivo de não ir ao aniversário do pai: “Bloqueando alguns inconvenientes”

Nasceu Sofia, segunda filha de Leo Zagueiro e a esposa Camila Campos - Reprodução: Instagram

Família

Nasce filha de esposa de Leo Zagueiro que foi diagnosticada com câncer durante o 7º mês de gestação