Bebês

Primeiros passos: um guia para ajudar seu filho a aprender a andar

De sentar a se apoiar: a jornada de seu bebê para a caminhada é um momento emocionante

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

como ajudar seu filho a aprender a andar

Dos 4 aos 15 meses seu bebê vai de aprender a sentar até andar pela casa toda sozinho. Durante este período, você pode ajudar seu filho a ganhar confiança para dar os primeiros passos através de jogos simples e elogios.

Passo 1: Sentar

Anúncio

FECHAR

Quando o bebê começa a sentar sozinho, sem ajuda, está na primeira fase de ganhar a própria mobilidade. Sentar vai dar mais força aos músculos do seu filho para quando ele eventualmente aprender a ficar em pé.

Idade: 4 a 7 meses

O que você pode fazer: Durante a brincadeira, role uma bola para frente e para trás ou escolha jogos de empilhar para ajudar a criança a deixar seus pequenos músculos mais fortes.

Passo 2: Engatinhar

A coisa mais importante para o bebê fazer nesta etapa é praticar movimentos com os braços e com as pernas ao mesmo tempo, mesmo que ele ainda esteja só rastejando. Ele vai precisar destas habilidades quando chegar a hora de andar.

Idade: 7 a 10 meses

O que você pode fazer: Ajudá-lo a desenvolver essas áreas, fazendo-o engatinhar de um lado da sala para o outra. Em seguida, elogiá-lo por seu movimento.

Passo 3: Puxar para cima

Conforme o bebê fica mais forte e mais curioso, vai começar a se puxar para cima com o apoio da mobília, da mãe ou do pai. É quando começa a trabalhar o equilíbrio e se familiarizar com a posição ereta.

Idade: 8 meses

O que você pode fazer: Ajudar seu filho a puxar-se para cima e, em seguida, mostrar-lhe como dobrar os joelhos para voltar ao chão. Isso ajudará a aliviar as quedas quando ele começa a tomar medidas por conta própria.

Passo 4: Andar com ajuda

Conforte seu bebê começa a se levantar e ganhar equilíbrio segurando suas mãos, ajude-o a dar alguns passos. Isso irá auxiliá-lo com a próxima fase da caminhada, além de ganhar confiança para dar os primeiros passos.

Idade: 8 a 9 meses

O que você pode fazer: Praticar, praticar, praticar. Essa é a chave para um bebê neste estágio. Quanto mais ele se acostuma a levantar e ficar sobre os próprios pés, mais ele vai se sentir confortável para arriscar os primeiros passos.

Passo 5: Apoiar para andar

Seu filho vai começar a usar as paredes e os móveis para se movimentar. Assim que esta etapa começar, certifique-se de que sua casa é segura. Evite deixar móveis de ponta e fique de olho.

Idade: 8 a 9 meses

O que você pode fazer: Incentive o bebê a se tornar mais confiante e tentar deixar de apoiar na parede ou mobília. Apenas certifique-se de que ele não vai se machucar.

Passo 6: Ficar em pé sem ajuda

Equilíbrio é a palavra-chave. Se o bebê consegue se equilibrar por alguns segundos,  vai logo se sentir preparado para tentar dar um passo.

Idade: 9 a 12 meses

O que você pode fazer: Transforme o equilíbrio em uma brincadeira. Sente com o bebê no chão e ajude-o a levantar. Conte quanto tempo ele consegue ficar em pé antes de tombar. Elogie depois de cada tentativa.

Passo 7: Primeiros passos

Os primeiros passos são um momento incrível na vida do seu filho – então pode comemorar! Começar a andar é uma questão de confiança, então tudo que leva aos primeiros passos precisa de elogio e encorajamento.

Idade: 9 a 12 meses

O que você pode fazer: Elogie os primeiros passos enquanto você estiver sentado no chão e guiando, lentamente. Conforme o bebê ganhar equilíbrio, deixe-o caminhar sozinho.