Bebês

Mãe descobre que bebê estava com glaucoma através de vídeo publicado no TikTok

Mãe descobre glaucoma de bebê pelo Tik Tok - Reprodução/SWNS
Reprodução/SWNS

Publicado em 26/09/2022, às 11h39 - Atualizado em 20/11/2022, às 09h42 por Redação Pais&Filhos


Lily Fleet, mãede um bebê de oito meses , postou um vídeo vestindo o filho no Tik Tok, mas logo recebeu um alerta de Laura Brown, uma optometrista – profissional que identifica problemas da visão, que o menino apresentava sintomas de  um glaucoma, uma doença que pode levar à cegueira. A médica observeu pelo vídeo que o olho esquerdo  de Ari tinha uma aparência turva e um estrabismo durante alguns segundos do vídeo. Por conta do vídeo ela o levou para realizar alguns exames e descobriu que a  tempo de realizar um tratamento da doença criança.

Os testes apontaram que ele tinha glaucoma congênito, o que exigia uma cirurgia urgente para drenar o fluido do olho do menino.“Quando fomos aos especialistas, eles disseram que isso não é percebido antes dos sete meses, então temos muita sorte”, disse Lily Fleet, de East London, na África do Sul. A mãe contou que já tinha percebido algo estranho no olho do bebê “mas Laura me encorajou a procurar um especialista que fez toda a diferença”, afirmou a mãe em entrevista ao portal Lincolnshire Live.

Lily relatou que havia  percebido que o olho de Ari não estava focando corretamente, mas foi tranquilizada por seu médico em um check-up de seis semanas do bebê.Ela foi instruída a voltar se o estrabismo não tivesse se autocorrigido em três meses. A nebulosidade, que é causada pelo fluido não drenado, apareceu uma semana depois.

“Eu estava em dúvida sobre entrar em contato”, admitiu. “Eu me preocupava em ser a louca da internet. Mas você nem sempre consegue especialistas olhando para um bebê tão jovem, então decidi ir em frente, continou a mãe sobre o dignóstico do filho”“Sou muito grata a ela por ter entrado em contato. É algo que nunca vou esquecer. Seria adorável ter um impacto na vida de alguém assim”, ela acrescentou.

Mãe descobre doença da filha por meio de vídeo do Tik Tok
Mãe descobre doença da filha por meio de vídeo do Tik Tok(Foto:Reprodução/SWNS)

Para finalizar a mãe agradeçou a ajuda da seguidora:“Ele perderia 100% ou a maior parte da visão daquele olho em alguns meses, se não fosse tratada”, disse Laura Brown, acrescentando que os pais não devem ignorar seus instintos sobre a saúde dos filhos.“Se você acha que há algo com os olhos que você não tem certeza, faça o exame com um optometrista: são eles que fazem os exames oftalmológicos”, alertou.

O que é glaucoma?

De modo geral, tanto no adulto como para a criança, o glaucoma é um aumento na pressão ocular, que causa a destruição do nervo. Em casos mais avançados, pode resultar em cegueira. Isso acontece justamente pelo olho não ser capaz de drenar o líquido sozinho.

Apesar de ser mais raro de acontecer em crianças, o glaucoma infantil pode levar a cegueira (Foto: Shutterstock)

Sintomas de glaucoma na criança

Nos adultos, os casos de glaucoma não costumam ter sintomas, mas com as crianças a situação é diferente. A especialista explica que o olho costuma deformar com uma maior facilidade na infância. Portanto, os pais devem ficar atentos a sinais como:

  • Olho aumentado
  • Córnea inchada e azulada
  • Fotofobia intensa
  • Lacrimejamento
  • Contrações das pálpebras (blefaroespasmo)

Como é feito o diagnóstico de glaucoma na criança?

Para realizar os exames necessários, o diagnóstico pode depender muitas vezes da cooperação da criança. Em algumas situações, caso a criança seja muito agitada, o oftalmopediatrapode recomendar o uso de anestesia. Mas, a notícia boa é que com o avanço da tecnologia, existem aparelhos cada vez menos invasivos para os testes.

Tratamento para glaucoma infantil

O tratamento para glaucoma consiste em diminuir a pressão intraocular e, na maioria dos casos, necessita de cirurgia. Por isso, as consultas de rotina com o oftalmopediatra são muito importantes para realizar o diagnóstico o quanto antes!

Durante o procedimento cirúrgico, são abertos canais de drenagem, ou ainda a criação de um novo caminho. No pós-cirúrgico, sempre orientado por um especialista, pode ser necessário usar colírios receitados pelo oftalmopediatra.

Assista agora ao podcast da Pais&Filhos em parceria com a Weleda,’Mãe Natureba’, com a participação de Maria Cecília Moraes e Amanda Pereira!



Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Imagem Nomes masculinos fortes: veja opções chiques e diferentes para meninos

Bebês

Nomes masculinos fortes: veja opções chiques e diferentes para meninos

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank celebram o nascimento de Pilar - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bruno Gagliasso e Gio Ewbank parabenizam Fe Paes Leme pelo nascimento da filha após polêmica

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio