Bebês

Isabella Cecchi pede orações para a filha de 20 dias que está com bronquiolite; entenda a doença

Reprodução/ Instagram

Publicado em 23/01/2023, às 07h46 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Na madrugada dessa segunda-feira, dia 23 de janeiro, a ex-BBB Isabella Cecchi usou o Instagram para desabafar e contar como está sendo cuidar de sua bebê, Bia, de apenas 20 dias que está com bronquiolite.

Isabella Cecchi pede orações para a filha de 20 dias que está com bronquiolite (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Desculpem o sumiço, mas infelizmente Bia está doente. Passamos o dia no hospital com ela e o diagnóstico é de bronquiolite. Viemos para casa, mas precisamos estar bem atentos nos próximos dias”, contou a ex-sister.

“Quem me conhece e me segue deve imaginar como estou, né? Acabada! Mas creio muito que tudo ficará bem. Rezem por ela, por favor. Desde já, obrigada pelo carinho com a minha família”, finalizou a mãe.

Em seu Instagram, a influenciadora fez um cominicado (Foto: Reprodução/Instagram)

Bronquiolite: o que é, principais sintomas e como prevenir essa doença

O médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, dr. Claudio Len, é nosso braço direito para falar sobre saúde das crianças. Na coluna “Dr. Claudio responde” desta edição, o especialista contou tudo o que você precisa saber sobre bronquiolite. Veja a seguir!

Saiba tudo sobre bronquiolite, uma doença viral mais comum entre o outono e inverno (Foto: Shutterstock)

“Minha suspeita é de bronquiolite”. Quando faço este diagnóstico no consultório percebo que os pais ficam preocupados. Procuro acalmá-los rapidamente, explicando que, na maioria dos casos, esta doença não é complicada e que em alguns dias os seus filhos estarão bem.

A palavra bronquiolite vem do grego (bronchion = brônquio + itis = inflamação). Esta doença é causada por vírus respiratórios, sendo o mais comum deles o vírus sincicial respiratório. De um modo geral, acomete crianças até os dois anos de idade e os sintomas costumam ser mais intensos nos bebês com menos de 6 meses.

Os sintomas iniciais são os de um resfriado comum, como coriza, irritabilidade e em algumas situações febre baixa. Depois de dois a três dias o vírus vai para os brônquios, que ficam inflamados e mais fechados, e há uma intensa produção de muco. Nesta fase, as crianças ficam irritadas, chiam, tossem muito e ficam desconfortadas, com dificuldade para respirar. A respiração lembra a de um “cachorrinho” que correu muito.

Neste momento os pais devem procurar assistência médica sem hesitar, de preferência em um pronto-socorro. Em algumas ocasiões podem ser realizados testes para pesquisas de vírus, o que ajuda no acompanhamento médico; de um modo geral o tratamento é feito em casa, mas em cerca de 2% dos casos há necessidade de internação para hidratação, oxigenioterapia e fisioterapia respiratória.

Como prevenir bronquiolite?

Thays Moura, mãe de José Cristiano e Maria Emanuela

Não há vacina efetiva para a bronquiolite, por tratar-se de doença viral causada por vários tipos de vírus. Recomendo que os pais evitem ao máximo o contato dos bebês com pessoas resfriadas. Em algumas condições excepcionais, como prematuridade extrema e/ou doenças cardíacas e pulmonares precoces, há indicação de um medicamento preventivo. Recomendo que você converse com o seu pediatra para saber se o seu filho tem indicação.

Pode acontecer em qualquer época do ano?

Luciana Reis, mãe de Thiago

A bronquiolite é bem mais comum no outono e no inverno, mas pode ocorrer em qualquer época do ano. Cabe ressaltar que aglomerações, mais comuns em dias frios, propiciam a transmissão de vírus respiratórios. A inflamação também é bem mais comum em crianças com menos de 2 anos de idade. Mas já atendi várias crianças com 3 ou 4 anos de idade. No entanto, em crianças mais “velhas” deve ser feito o diagnóstico diferencial com asma brônquica e outras doenças respiratórias mais prevalentes.

É preciso ir para o pronto-socorro ao perceber os sintomas?

Janaína, mãe de Amanda

Os pais devem procurar assistência médica assim que notarem sintomas de bronquiolite, mesmo nos estágios iniciais. O pediatra da criança deve ser acionado, pois o exame clínico confirma o diagnóstico e a ausculta pulmonar indica o grau de comprometimento dos brônquios. No caso de gemência, cansaço ou respiração curta, recomendo que os pais levem os seus filhos imediatamente para o pronto-socorro, para que sejam tomadas as medidas necessárias para o tratamento.

Quem é seu filho na hora de abrir o presente? Vem ver o vídeo do projeto #RirEBrincarÉSóComeçar e conta pra gente!


Palavras-chave
Bebê Família Maternidade Mãe Famosos doença filha redes sociais bronquiolite isabella cecchi Bia Pede orações

Leia também

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Viih Tube e Eliezer contam sex0 do segundo filho em chá revelação para família

Família

10 ideias para fazer no Dia das Mães que vão além dos presentes

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho