Bebês

EUA vão contra medida da ONU que apoia a amamentação. Entenda porque isso é um absurdo

amamentargravida

Publicado em 11/07/2018, às 08h34 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


amamentargravida

Amamentar vai além de apenas dar o leite ao bebê. É um ato de amor, proteção e carinho, que faz toda diferença no desenvolvimento da criança ao longo da vida. E nós acreditamos que a experiência de aleitamento precisa ser bom para a mãe e para o filho. Não importa o jeito, desde que seja o seu.

Indo totalmente na contramão desse pensamento, representantes do governo dos EUAse recusaram a apoiar uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que incentiva a amamentação. A delegação surpreendeu a comunidade internacional em uma reunião na Assembleia Mundial da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao condenar uma decisão de incentivo à amamentação. O texto apresentado na Assembleia pela ONU foi baseado em décadas de pesquisa e recomendou que os governos apenas tomassem cuidado com as propagandas enganosas sobre os métodos de substituição do aleitamento.

Além de imprudente, o posicionamento americano não tem fundamentos, já que o leite materno tem comprovação científica como a opção mais saudável para os bebês. Essa decisão dos EUA atende apenas aos interesses dos fabricantes de fórmulas infantis à base de leite. Segundo o jornal The New York Times, a indústria de alimentos para bebês movimenta cerca de US$ 70 bilhões e é dominada por empresas americanas e europeias.

O governo americano chegou até a ameaçar a outros países que apoiassem a medida. O Equador, por exemplo, que foi autor da resolução pró-amamentação, perderia acordos comerciais e ajuda militar dos EUA caso manifestasse apoio à amamentação. Dá pra acreditar? Depois dessa ameaça, a resolução foi negada por 12 países, a maioria da África e da América Latina. Felizmente, as discussões sobre a decisão acabaram sendo conduzidas pela Rússia, que interferiu e fez os americanos desistirem das intimidações e chantagens.

Bom para o filho, bom para a mãe

Vamos sempre defender que o leite materno é o alimento mais completo para o bebê: além de nutrir, ele traz outros inúmeros benefícios. “Existem pesquisas que mostram que amamentar com leite materno faz com que as crianças tenham mais pontos de QI, maior desenvolvimento emocional e imunológico. Além disso, ele beneficia o trato gastrointestinal, a cavidade oral, é capaz de prevenir alergias e outras doenças, como a obesidade e o diabetes”, ressalta a consultora em aleitamento materno pela Universidade da Califórnia, Eneida Souza, mãe de Júlia, Beatriz e Daniel.

Evitar a diarreia e auxiliar no desenvolvimento do sistema nervoso são outras consequências do aleitamento materno. E não pense que somente a criança sai ganhando! As mães também se beneficiam com a amamentação, já que ela ajuda no controle do sangramento após o parto, prevenindo hemorragias. Segundo Eneida, também auxilia na proteção contra o câncer de útero e de mama e ainda pode dar aquela mãozinha para emagrecer.

Um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte mostra que crianças que foram amamentadas têm menor tendência a ter doenças como leucemia, infecção de ouvido, doença de Crohn’s, úlcera, além de problemas gástricos e respiratórias. Foi comprovado também que amamentar por mais de seis meses diminui o risco de doenças e morte precoce do bebê. Segundo outra pesquisa publicada em 2016 pela revista científica The Lancet, o aumento dos índices de amamentação evitaria 800 mil mortes de crianças por ano no mundo.

Nosso papel é informar as mães sobre os benefícios da amamentação, para que tenham perseverança nesse momento. Mas todo mundo é diferente, e o importante é não se sentir culpada e dar ao seu filho o que for melhor para ele, sempre!

Leia também:

Veja as vantagens da amamentação

Estudo aponta mais benefícios da amamentação

Que exemplo! Mãe precisa ficar internada após o parto e pai ‘amamenta’ filha


Leia também

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Iza está grávida do primeiro filho com Yuri Lima - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Iza e Yuri Lima anunciam o nome do bebê em chá revelação emocionante

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"