Bebês

Dieta e amamentação

Imagem Dieta e amamentação

Publicado em 05/01/2012, às 22h00 por Redação Pais&Filhos


Nesta semana, a atriz Carolinie Figueiredo, que deu à luz recentemente, contou que engravidou 27 quilos durante a gestação, mas conseguiu perder 13 deles só amamentando sua filha. Muitas de nossas leitoras levantaram o debate na nossa página do Facebook sobre o assunto e resolvemos contar tudo que você queria saber sobre a perda de peso durante a amamentação. O mais importante? É possível e comum, sim, perder quilos durante esse processo, mas as mães devem evitar as dietas restritivas.

Tudo para você amamentar tranqüila.
O processo de amamentação gasta de 500 a 700 calorias por dia. “Isso representa um gasto de energia 30% maior do que de costume só com a produção de leite”, afirma a nutricionista Flávia Figueirêdo. Além disso, seu bebê precisará de cerca de 600 calorias por dia para se nutrir e todas elas virão do leite materno. 
Para repor toda essa energia, a mãe deverá se alimentar cerca de seis vezes ao dia, contando com as três refeições principais e mais três lanches simples para que a ingestão de calorias possa ser feita a cada três horas, mais ou menos.
É a combinação de todos os grupos de nutrientes – carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais – que fará a amamentação o mais saudável possível, contribuindo para a saúde do bebê. As porções adequadas de cada nutriente deve ser definida por um nutricionista a partir da idade da mãe, de seu peso, altura, nível de atividade física, tipo de aleitamento praticado (exclusivo ou misto) e número de bebês que amamenta.
Antes de amamentar, deixe seu peito preparado!
Portanto, fazer dieta durante o período da amamentação poderá prejudicar a produção de leite. “Muitas mulheres costumam cortar proteínas e carboidratos – ou diminuir bastante sua ingestão – a fim de recuperarem o peso que tinham antes da gestação”, alerta a nutricionista. 
Outro aspecto importante da amamentação é que ela demanda muito líquido. Então, se você já tomava cerca de dois litros de água por dia, dobre a quantidade. Evite também ingerir bebidas alcoólicas enquanto amamenta e, como tudo o que a mãe come chega ao bebê através do leite, é bom evitar alimentos que causem gases ao pequeno, como refrigerantes, doces e fibras em excesso. Dentro de algum tempo, a própria mãe saberá o que causa desconfortos ao seu filho.
Se for preciso que a mãe perca algum peso durante a amamentação ou restrinja sua alimentação – caso da diabetes, por exemplo – deverá ser feito um acompanhamento com um nutricionista, que indicará uma dieta substitutiva ao invés de restritiva, trocando alguns carboidratos por outros, por exemplo. Nesses casos, a indicação é de que se perca, no máximo, 0,5 kg por semana.
No mais, com uma alimentação equilibrada durante toda a gravidez e a lactação, aliada à prática regular de exercícios físicos moderados, não deverá ser difícil retornar ao peso que se tinha antes da gestação. Se esse não for o seu caso, espere passar pelo menos os seis meses de aleitamento materno exclusivo para começar uma dieta menos calórica e recuperar a forma física de antes.
Consultoria: Flávia Ferazzo Figueirêdo, filha de Roseli e Fernando, é nutricionista e especialista em Nutrição Clínica Funcional.

Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar