Bebês

Dieta e amamentação

Saiba o que pode e não pode ser consumido para um aleitamento saudável

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Nesta semana, a atriz Carolinie Figueiredo, que deu à luz recentemente, contou que engravidou 27 quilos durante a gestação, mas conseguiu perder 13 deles só amamentando sua filha. Muitas de nossas leitoras levantaram o debate na nossa página do Facebook sobre o assunto e resolvemos contar tudo que você queria saber sobre a perda de peso durante a amamentação. O mais importante? É possível e comum, sim, perder quilos durante esse processo, mas as mães devem evitar as dietas restritivas.

 
O processo de amamentação gasta de 500 a 700 calorias por dia. “Isso representa um gasto de energia 30% maior do que de costume só com a produção de leite”, afirma a nutricionista Flávia Figueirêdo. Além disso, seu bebê precisará de cerca de 600 calorias por dia para se nutrir e todas elas virão do leite materno. 
 
Para repor toda essa energia, a mãe deverá se alimentar cerca de seis vezes ao dia, contando com as três refeições principais e mais três lanches simples para que a ingestão de calorias possa ser feita a cada três horas, mais ou menos.
 
É a combinação de todos os grupos de nutrientes – carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais – que fará a amamentação o mais saudável possível, contribuindo para a saúde do bebê. As porções adequadas de cada nutriente deve ser definida por um nutricionista a partir da idade da mãe, de seu peso, altura, nível de atividade física, tipo de aleitamento praticado (exclusivo ou misto) e número de bebês que amamenta.
 
 
Portanto, fazer dieta durante o período da amamentação poderá prejudicar a produção de leite. “Muitas mulheres costumam cortar proteínas e carboidratos – ou diminuir bastante sua ingestão – a fim de recuperarem o peso que tinham antes da gestação”, alerta a nutricionista. 
 
Outro aspecto importante da amamentação é que ela demanda muito líquido. Então, se você já tomava cerca de dois litros de água por dia, dobre a quantidade. Evite também ingerir bebidas alcoólicas enquanto amamenta e, como tudo o que a mãe come chega ao bebê através do leite, é bom evitar alimentos que causem gases ao pequeno, como refrigerantes, doces e fibras em excesso. Dentro de algum tempo, a própria mãe saberá o que causa desconfortos ao seu filho.
 
Se for preciso que a mãe perca algum peso durante a amamentação ou restrinja sua alimentação – caso da diabetes, por exemplo – deverá ser feito um acompanhamento com um nutricionista, que indicará uma dieta substitutiva ao invés de restritiva, trocando alguns carboidratos por outros, por exemplo. Nesses casos, a indicação é de que se perca, no máximo, 0,5 kg por semana.
 
No mais, com uma alimentação equilibrada durante toda a gravidez e a lactação, aliada à prática regular de exercícios físicos moderados, não deverá ser difícil retornar ao peso que se tinha antes da gestação. Se esse não for o seu caso, espere passar pelo menos os seis meses de aleitamento materno exclusivo para começar uma dieta menos calórica e recuperar a forma física de antes.
 
Consultoria: Flávia Ferazzo Figueirêdo, filha de Roseli e Fernando, é nutricionista e especialista em Nutrição Clínica Funcional.

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