Bebês

Criança de 3 meses sufoca e é salva por policiais militares no DF; Seu filho engasgou, e agora?

O bebê engasgou enquanto estava amamentando - Getty Images
Getty Images

Publicado em 12/11/2022, às 15h29 - Atualizado às 17h02 por Redação Pais&Filhos


Na tarde dessa última sexta-feira, dia 11 de novembro, uma bebê de três meses de idade foi salva por Policiais Militares após se engasgar com leite materno. O caso ocorreu em Samambaia, no Distrito Federal.

Você não precisa preparar os seios para a amamentação, o corpo já faz isso
O bebê engasgou enquanto estava amamentando (Foto: Getty Images)

Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), os agentes do Grupo Tático Operacional do 11º Batalhão (Gtop 31) patrulhavam a quadra 411 quando viram uma mulher desesperada aos prantos com um bebê no colo. Ela pedia socorro e dizia que a filha estava engasgada!

Os profissionais pararam para ajudar a mãe e iniciaram os primeiros socorrosprocedendo na manobra de heimlich (método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho). Segundo a corporação, a criança, que nasceu prematura e havia recebido alta do hospital no dia anterior, expeliu o líquido e começou a chorar, retomando a respiração.

Os policiais levaram a mãe e a criança para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Samambaia onde foi prestado os devidos atendimentos médicos. Segundo a PM, a criança foi atendida e não está mais em perigo.

Seu filho engasgou, e agora?

A cena é assustadora, você esta amamentando o bebê e percebe que ele se engasgou com o leite. Quem está acompanhando tudo pode se desesperar e não saber como agir, afinal essa não é uma situação da qual estamos prontos para lidar. Isso pode estar associado a um distúrbio de deglutição ou falta de coordenação entre a deglutição, respiração e sucção.

Seu filho engasgou, e agora? (Foto: Getty Images)

O neonatologista do Amparo maternal, Flavio Milori Cosentino, pai de João, explica que é importante manter a calma e observar se a criança sofre alguma alteração da sua cor, se ela ficar roxa (cianótica), faz algum tipo de ruído ou está com dificuldade para respirar. “Durante o engasgo, a mãe deve suspender a amamentação e deixar o bebê de pé até se recuperar”, conta o neonatologista. Os pais também devem tomar certos cuidados:

1.  Durante a amamentação, posicione o recém- nascido de forma que a coluna fique alinhada, mantendo contato barriga a barriga;

2. Retire a criança cuidadosamente do seio materno, mantendo-a na posição vertical, permitindo maior conforto ao recém-nascido para respirar.

3. Deixe a criança tossir e limpe sua boca

4. Se a criança apresentar dificuldade para respirar, deixe-a com a cabeça inclinada para baixo e dê leves tapas nas costas.

5. Se a criança parar de respirar, procure atendimento médico de urgência ou ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiro.

Caso os engasgos sejam recorrentes, conte ao pediatra da criança, ela pode sofrer com um distúrbio de deglutição ou outra doença. “A princípio, o próprio pediatra consegue identificar esse distúrbio fazendo um teste em consultório. Se necessário, os pais devem procurar um neurologista juntamente com fonoaudiólogo ou outro especialista indicado pelo médico para avaliar a criança”, diz.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais