Bebês

Cólica do bebê: como identificar e amenizar a dor?

A cólica pode ser causada por vários motivos - Getty Images
Getty Images

Publicado em 12/08/2022, às 06h51 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Quando o som do choro começa a ecoar, os pais já sabem quem está chegando: a cólica. Uma sensação tão incômoda em uma pessoa tão pequena sempre vem acompanhada de um choro intenso, rosto vermelho e expressão de dor visível e que pode ser desesperadora para aqueles que estão vivendo isso pela primeira vez.

O choro estridente que o seu bebê faz toda vez que essas dores fazem uma visita não é à toa. A dor da cólica é, muitas vezes, a pior dor que o seu bebê já sentiu nos poucos meses de vida dele, e por isso o choro é tão alto, como se fosse um pedido de ajuda. Para te auxiliar e evitar desesperos, listamos algumas dicas para você compreender melhor o que o seu bebê está passando.

A cólica pode ser causada por vários motivos
A cólica pode ser causada por vários motivos (Foto: Getty Images)

O que é a cólica do bebê?

A cólica infantil é inevitável, ela faz parte do desenvolvimento da flora intestinal do bebê e estará presente nas vidas de vocês por um certo tempo. Portanto, sem pânico. Ela é o indicativo de diversos fatores, então é importante que você observe o seu bebê e seus costumes para conseguir identificar a causa certa.

A razão mais comum da cólica é a ingestão de ar, enquanto o bebê está mamando. Isso é comum nos casos de bebês que estão com a pega incorreta na mama, então redobre a atenção nesse momento. Além disso, quando o seu filho consome algum alimento propenso a causar gases ou que ele é intolerante, é quase certeza que mais tarde a cólica fará uma visita. A mais clássica é quando o bebê não arrota após a hora de comer, causando gases. Também é necessário levar em consideração que o sistema digestivo do seu bebê está se desenvolvendo e, nesse período, as cólicas são esperadas.

Como identificar se meu bebê está com cólica?

Apesar do choro ser um indicativo clássico, ele não é exclusivo da cólica, não é mesmo? É importante entender como o seu bebê se comporta e a linguagem dele. Bebês com cólica apresentam comportamentos característicos, como encolher e esticar as pernas, mexer os braços, fechar as mãos e também estar com a barriga inchada.

Aliviar a cólica do bebê pode ser mais simples do que imagina e sem levar muito tempo
Aliviar a cólica do bebê pode ser mais simples do que imagina e sem levar muito tempo (Foto: Shutterstock)

Como evitar a cólica do bebê?

Como foi dito antes, a cólica tem data e hora para ir embora. É claro que cada bebê é único e tem seu tempo, mas elas geralmente não passam dos primeiros seis meses de idade. Saber como evitar as cólicas do seu bebê pode ser uma grande ajuda durante esse período, garantindo mais conforto para seu bebê e tranquilidade para você.

A tática número um para evitar as cólicas é sempre fazer com que o bebê arrote depois de se alimentar. Como você já aprendeu, os gases acumulados podem causar as cólicas. Nessa linha, também é muito importante se certificar de que a pega do bebê na hora de mamar está correta. Fora isso, compressas e banhos mornos podem ser grandes aliados, além do contato pele a pele com o bebê, ou seja, dar colo!

Vale salientar que a cólica do bebê pode ser inevitável. O que é importante saber é que a cólica é uma condição natural do corpo e do desenvolvimento do bebê. É preciso ter paciência e estar sempre em contato com um médico pediatra para investigar as causas e possíveis tratamentos.

Como aliviar a cólica do bebê?

Compressas são um dos métodos mais efetivos para aliviar as cólicas do bebê, mas não são a regra. Mexer as pernas do bebê também é uma boa ideia, fazendo movimentos como se ele estivesse “pedalando” garante que a dor da cólica vá passando aos poucos, trazendo mais conforto.

Pensando no alívio rápido da cólica do seu filho, a Herbarium desenvolveu o Colicaliv, um medicamento que trará mais tranquilidade não só para o bebê, mas também para a família. Colicaliv é feito com componentes naturais, não contém álcool, açúcar, corantes ou lactose na composição, e tem um sabor neutro para não causar nenhum estresse a mais para o seu filho! Além disso, não mancha a roupa do bebê. Com 5 gotas, de 3 a 6 vezes ao dia (podendo ser administradas desde o nascimento), o bebê terá noites mais tranquilas, com o alívio da cólica.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Assista ao POD&tudo com Talu Adjuto


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Viih Tube e Eliezer - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nome do segundo filho de Viih Tube e Eliezer tem origem no sânscrito e significado especial

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha