Publicado em 04/02/2018, às 12h47 por Redação Pais&Filhos
A gente sabe que é capaz de tudo para ver nossos filhos bem e, algumas de nós, mães, passam por situações tão difíceis que vão além do que se espera. Foi o caso da Yamile Jackson. Ela estava muito animada para esperar o primeiro filho quando, no sexto mês, desenvolveu um caso sério de pré-eclâmpsia (uma condição perigosa que causa pressão alta, entre outras coisas).
A condição dela acabou dificultando a gravidez e, para salvar o filho, decidiu não esperar e dar à luz naquele mesmo mês. Com 12 semanas antes da hora, Zachary chegou ao mundo pesando quase 1 kg e teve que passar os primeiros 155 dias na UTI.
É claro que Yamile ficava todos os dias, o tempo todo do lado do bebê, mas o hospital não permitia que ela ficasse durante a noite. Cada vez que saia do hospital, ficava despedaçada. Imagina só, você acabou de conhecer a pessoa que mais ama no mundo e não pode cuidar dela o tempo inteiro. E pior, em um lugar frio e tão impessoal, sem o calor da mãe.
A Ideia
Ela começou a pensar em como fazer Zachary sentir que ela estava lá cuidando dele, mesmo quando não podia e teve uma ideia um tanto quanto genial: preencher uma luva de látex com sementes (luvas que são usadas para jardinagem ou lavagem) e colocá-la de lado, em cima do bebê para que ele sentisse que alguém estava ali o tempo inteiro. E mais, ela abraçava a luva constantemente para que o cheiro dela ficasse impregnado com seu aroma e o bebê pudesse perceber sua presença.
Depois que o filho estava são e salvo em casa, recebendo carinho e atenção 24 horas por dias, ela não parou de pensar nos outros bebês prematuros que ficavam na UTI na mesma situação que o filho. Então se dedicou a fazer mais luvas preenchidas com sementes e doou todas ao Hospital, com a promessa de melhorá-las para continuar ajudando mais bebês prematuros. E surpresa: a luva não só conforta o bebê e imita a sensação de toque dos pais, mas também ajuda na auto-regulação da respiração e reduz os episódios de falta de oxigênio.
Com essa ideia, Yamile fundou a empresa Natured by Design e recebeu uma grande concessão da famosa Opra Winfrey, que é apaixonada por ajudar os outros. Sabe como ela patenteou a ideia? Zaky.
Hoje, um projeto de pesquisa clínica independente estudou o funcionamento do Zaky e concluiu que os bebês que a usam (sempre com o cheiro da mãe ou pai) não registraram episódios de falta de oxigenação, ao contrário daqueles que usavam a luva sem aroma familiar, que só foi reduzido em um terço das complicações comuns.
É incrível e emocionante o que o amor de uma mãe pode fazer, não só pelo próprio filho, mas para outros tantos bebês em situações difíceis.
Leia também:
Huggies lança fralda para bebês prematuros com menos de 1kg
10 coisas que você precisa saber sobre bebês prematuros
Você já imaginou o poder do abraço para um prematuro?
Notícias
Furacão Milton: Veja como ficou região da Flórida após passagem de tornado
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Notícias
Atriz de Floribella fala pela 1ª vez após morte do filho de 6 anos em incêndio
Notícias
Virginia Fonseca mostra convite diferentão da festa 2 anos de Maria Flor