Bebês

8 atividades simples para ajudar no desenvolvimento dos bebês

Estimule o desenvolvimento do seu filho com essas atividades fáceis e divertidas

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

bebe-atividades

(Foto: Shutterstock)

Os primeiros seis meses de vida do bebê são repletos de transformações: descobrir o mundo, reconhecer os sons, cheiros, sentimentos, habilidades… Enquanto o seu filho vai se virando para conhecer ambiente ao redor dele, existem também algumas dicas para você encorajar esse desenvolvimento e fazer a sua parte como mãe/pai.

Veja quais são elas:

1. Qual é o som?

Anúncio

FECHAR

Cantar e falar com o seu filho usando tons exagerados de voz pode ajudá-lo a desenvolver a linguagem. Vá do tom mais grave ao tom mais agudo e não se esqueça de reparar nas expressões faciais e reações que o seu bebê faz enquanto isso.

2) De um lado para o outro

Para realizar essa atividade, você vai precisar de um brinquedo pequeno, leve e colorido, como uma esponja ou um animal de pelúcia. Enquanto estiver segurando o seu filho, pegue o brinquedo e coloque em frente ao rosto dele. Para chamar a atenção da criança, vale encostar o brinquedo bem de leve no rosto dele. Assim que fizer o bebê perceber o objeto, passe a mover o brinquedo de um lado para o outro, fazendo com que o pequeno siga o objeto com os olhos.

3) No ritmo da valsa 

Coloque uma música que você adore e, enquanto segura o seu bebê com segurança, comece a andar no ritmo da melodia. Isso vai ajudá-lo a desenvolver a audição.

4) Show particular

Quando flagrar o seu bebê dormindo ou tirando uma soneca, solte a voz com uma canção de ninar. É claro que deve ser em um tom de voz bem calmo e baixo. Isso ajuda a desenvolver a audição e o emocional da criança.

5) Espelho, espelho meu

Use um espelho para essa próxima atividade. Apresente ao bebê o próprio reflexo dele e pergunte: “Quem é este aqui?”. Repita o mesmo com a sua própria imagem refletida, com as dos irmãos do bebê ou com as dos animais de pelúcia.

6) Hora de sentar

Se o seu bebê já tem um bom controle da cabeça, deite-o de costas para baixo, posicione as suas mãos embaixo dos braços dele e, gentilmente, coloque-o na posição sentada. À medida que ele for ganhando força, faça o exercício segurando apenas as mãos dele.

7) Quem não gosta de uma massagem?

Quando o seu bebê estiver calmo, deixe-o só de fraldas e deite-o em uma toalha ou manta quentinha, num quarto ou ambiente tranquilo. Faça massagens leves nas pernas, nos braços e na barriga dele.

8) Siga o mestre

Veja quantas ações o seu bebê consegue imitar: abrir e fechar as mãos, bater palmas, acenar. Dica: comece com algo que o bebê já saiba fazer. Ajuda com a memória, a conversação e a imitação.

Leia também: 

Aumente o som: menina de três anos canta a música tema da Pequena Sereia

Como um corte de cabelo virou lição contra o preconceito

Incrível a reação desse bebê no Skype pela primeira vez

Pais&Filhos TV