Bebês

7 dicas para a hora do desfralde

O momento de tirar as fraldas gera muitas dúvidas e a principal é sobre como saber que chegou a hora. Nós te ajudamos!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

7-dicas-para-a-hora-do-desfralde

A transição da fralda para o penico exige muita paciência e calma da parte dos pais. Esse processo deve ocorrer com o consentimento do bebê e sem pressa, porque é um marco no processo intelectual e emocional do seu filho. Cada criança tem o seu tempo e o seu jeito, mas as dicas a seguir vão te ajudar a se sentir mais seguro e confiante:

1. Primeiros sinais

Anúncio

FECHAR

Quando chega a hora de abandonar a fralda, as crianças começam a dar alguns indícios. A partir do momento em que você perceber que ele obedece a comandos, compreende frases simples e imita a ação dos pais, significa que tem maturidade para iniciar o desfralde.

2. Iniciando

Ao perceber os sinais, você deve iniciar o ensino gradual. Comece apresentando o banheiro, o vaso sanitário e mostrando ao seu filho qual o destino de tudo o que ele vai fazer no penico.

3. Trabalho de quem?

Geralmente, a indicação médica é de que a mãe ensine a filha e o pai ensine o filho, por correspondência de gêneros. Mas, seja menina ou menino, a participação tanto do pai quanto da mãe é essencial nesse momento, os dois têm que se envolver.

4. Conversar muito

Nesse momento é importante passar uma orientação de forma lenta e gradual através de gestos repetidos, como levar a criança ao banheiro e jogar o que tiver no penico dentro do vaso junto com ela. Tudo deve ser ensinado didaticamente, para que ela adquira consciência do que está fazendo.

5. Tem idade certa?

Normalmente, o desfralde começa aos 2 anos, mas tudo vai depender d e fatores como desenvolvimento neurológico da criança, sua noção de espaço e a compreensão verbal.

6. E à noite?

O ideal é que você comece a tirar a fralda no período noturno só depois de ver que seu filho acordou vários dias com a fralda seca. Isso significa que ele já tem um maior controle enquanto está dormindo.

7. Tudo a seu tempo

A principal dica é que você não tenha pressa e tente fazer tudo de forma lúdica para a criança. O pior erro é repreender ou brigar, porque dessa forma você pode prejudicar e atrasar o progresso, já que a criança pode se sentir reprimida de usar o penico outras vezes e até mesmo causar prisão de ventre.

Consultoria: Dr. Rodrigo Felgueira, pediatra, filho de Alice e Basilio