Bebês

10 cuidados que você deve ter na hora de fazer um ensaio Newborn

Até aos pequenos detalhes é bom se atentar para contratar um serviço que seja seguro para o seu bebê

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

shutterstock_492731467

(Foto: Shutterstock)

Cada vez mais pais procuram pelo ensaio fotográfico para recém-nascidos, mais conhecido como Newborn. Normalmente essas fotos são feitas entre o 5° e 15° dia de vida do bebê, mas é importante você saber sobe alguns cuidados na hora de contratar e participar do processo do ensaio. A Gisele Carone, sócia-fundadora do estúdio Mukua Kids, separou 10 dicas para te ajudar.

1. Visite o estúdio antes de fechar o ensaio

Mesmo quando é indicação e você curtiu o trabalho, é importante ir lá conhecer e se familiarizar, afinal, cada pessoa tem suas exigências e particularidades.

Anúncio

FECHAR

2. Preste atenção na higiene do estúdio e dos profissionais 

Recém-nascidos têm um sistema imunológico frágil, por isso o ambiente precisa estar sempre limpo. Preste atenção na higiene do local, seja se o fotógrafo e assistente se preocupam em higienizar as mãos com álcool e gel e se utilizam máscaras para se aproximar do bebê.

3. Certifique-se de que todos os objetos utilizados na sessão estejam higienizados e sejam próprios para recém-nascidos

Mantas e acessórios devem ser lavados com sabão indicado para recém-nascidos, caso contrário pode causar alergia. Essa higiene deve acontecer antes de cada sessão, mesmo que não estejam aparentemente sujos. “Veja também se estão embalados adequadamente até você usar para o seu ensaio, pois desta forma evitará o acúmulo de germes e bactérias”, destaca Gisele.

4. Nunca deixe o bebê sozinho

Os ensaios são feitos com uma assistente que, mesmo nas poses mais simples, está o tempo inteiro com o bebê para acalmá-lo e garantir segurança. Principalmente em fotos específicas quando a criança aparece com a cabeça apoiada sobre as mãos ou está na vertical.

5. Informe-se se a assistente tem experiência em manusear e posicionar o bebê

“Parece algo tão simples, mas não é! Profissionais corretos e que trabalham por amor tomam esse cuidado e posicionam os bebês de forma certa para não correr o risco de machucá-los por forçar uma posição, por exemplo”, alerta Gisele.

6. Temperatura do ambiente

A sala específica para o ensaio deve estar climatizada entre 26ºC e 30ºC. Porém, o conforto com a temperatura pode variar de bebê para bebê, por isso, preste atenção aos sinais de frio e calor que ele possa demonstrar. Um termômetro a vista mostra que o profissional realmente se preocupa com isso!

7. Respeite o ritmo do bebê

O recém-nascido deve estar calmo, se sentir bem ambientado podendo mamar e trocar fralda. “Cada um tem o seu ritmo, desconfie quando um estúdio estipula horário para acabar um ensaio newborn, pois quem sabe até que horas vai é apenas o bebê”, explica Gisele.

8. Opte por estúdios que fotografem em cima de mesas próprias 

“Já falamos nas dicas anteriores e repetimos que os recém-nascidos são muito frágeis, por isso é mais humano e seguro fotografá-los sob uma mesa específica”, explica Gisele. Essa é uma forma da assistente ficar mais próxima do bebê devido a altura da mesa, o que acaba dando mais firmeza  e segurança na hora de posicioná-lo para fotografar.

9. Fique de olho nas restrições médicas

Um bom profissional sempre pergunta aos pais se o bebê tem alguma restrição médica para saber como trabalhar.

10. Escolha um estúdio que faça fotos apenas do seu bebê no horário marcado

Pode parecer bobeira, mas não é! Durante o ensaio do seu bebê seria interessante que não tivesse mais nenhum outro sendo feito, nem mesmo em outro cômodo do estúdio, para que não tumultue o ambiente e nem fiquem muitas pessoas circulando no mesmo local.

Leia também:

Seu filho senta assim? Veja por que ele precisa parar de fazer isso agora

Que amor! Garotinha mostra aos amigos sua nova prótese para a perna

Comum entre as crianças, asma tem solução