Família

TikTok anuncia novas medidas de segurança e privacidade para adolescentes

Decida quem pode assistir seus vídeos - Divulgação/ TikTok
Divulgação/ TikTok

Publicado em 12/08/2021, às 11h23 - Atualizado às 11h30 por Sandra Lacerda, filha de Sandra e José Leonardo


O TikTok foi a plataforma que bombou no início do ano passado e continua sendo uma das mais usadas pelos adolescentes. Agora eles podem se divertir e compartilhar a criatividade com os seguidores de forma mais segura.

De acordo Alexandra Evans, Chefe de Políticas Públicas de Segurança de Menores e Aruna Sharma, Head Global de Privacidade, oTikTok apresentará um novo conjunto de mudanças ara promover maior privacidade entre os usuários, que serão implementadas ao longo dos próximos meses. Elas acreditam que é importante garantir proteções proativas ainda mais fortes para ajudar a manter os adolescentes seguros.

Novas alterações nas configurações de privacidade das Mensagens Diretas

Para ajudar os adolescentes a tomar decisões ativas sobre sua privacidade, a configuração de Mensagens Diretas será definida como “Ninguém” por padrão. Para enviar mensagens a outras pessoas, os usuários precisarão mudar para uma opção de compartilhamento diferente. As contas existentes receberão um aviso solicitando que revisem e confirmem suas configurações de privacidade na próxima vez que usarem este recurso. Essas atualizações acrescentam às proteções de mensagens atuais, como não permitir que imagens ou vídeos sejam enviados em mensagens e desativar o envio de mensagens para contas de crianças menores de 16 anos.

Decida quem pode assistir seus vídeos

Decida quem pode assistir seus vídeos (Foto: Divulgação/ TikTok)

Para ajudar os adolescentes a entender as opções de compartilhamento disponíveis para eles, o TikTok adicionou um pop-up que aparece quando os adolescentes com menos de 16 anos estão prontos para publicar o primeiro vídeo, pedindo para escolher quem pode assistir. A cada gravação, os criadores poderão decidir quem pode assistir antes de postar, e não poderão publicar até que façam a escolha. Contas de 13 a 15 anos são definidas como privadas por padrão, e contas privadas podem escolher compartilhar o conteúdo com “Seguidores” ou “Amigos”, já que a configuração “Todos” está desativada. Os recursos de Dueto e Costura também estão desativados para contas de menores de 16 anos.

Escolha quem pode baixar seus vídeos públicos

Escolha quem pode baixar seus vídeos (Foto: Divulgação/ TikTok)

Também fornecemos contexto adicional para ajudar adolescentes de 16 a 17 anos a entender como funcionam os downloads, para que possam escolher a opção mais confortável para eles. Se optarem por ativar o recurso, eles receberão um pop-up solicitando que confirmem a escolha antes que outras pessoas possam baixar seus vídeos. Os downloads estão permanentemente desativados no conteúdo de contas menores de 16 anos.

Uma abordagem cuidadosa para notificações push

O novo recurso de gerenciamento de tempo de tela pode ser habilitado tanto pelos titulares de contas quanto pelos pais, como parte da Sincronização Familiar. Ele visa o bem-estar das crianças e o desenvolvimento de hábitos positivos, regulando o tempo de uso do aplicativo. Contas de 13 a 15 anos não receberão notificações push a partir das 21h e contas de 16 a 17 anos terão as notificações push desativadas a partir das 22h.


Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Neymar faz doação para o RS e manda recado: "Faz pelo coração e não por engajamento"

Alessandra Negrini e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"

Foto: Reprodução

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"