Família

Primeiras 120 mil doses da vacina CoronaVac chegam em São Paulo

As primeiras doses devem chegar na próxima semana - Unsplash
Unsplash

Publicado em 19/11/2020, às 06h03 - Atualizado às 13h48 por Camila Montino, filha de Erinaide e José


Na manhã desta quinta-feira, 19 de novembro, o Governo do estado de São Paulo recebeu as 120 mil primeiras doses do imunizante contra o coronavírus, CoronaVac, trazidos da China. A vacina foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

As primeiras doses devem chegar na próxima semana (Foto: Unsplash)

A vacina CoronaVac é uma das quatro candidatas a vacinaconta a Covid-19, que estão sendo testadas no Brasil. O Governo de São Paulo, já havia afirmado um u acordo para compra de 46 milhões de doses e transferência de tecnologia para o Instituto Butantan.

A chegada das vacinasestava prevista para o dia 20 de novembro, mas o material desembarcou nesta manhã em Guarulhos. O lote com as 120 mil doses fazem parte de um lote maior, de 60 milhões e estão previsto para chegar até o final de dezembro. O local onde o imunizante ficará armazenado ainda não foi divulgado pelo governo por questões de segurança.

De acordo com informações do governo Paulista, além do lote que virá com as vacinas prontas, o Instituto Butatan receberá ainda neste ano, uma parte de matéria prima pra fabricar outras 40 milhões de doses.

O diretor-geral do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que os testes clínicos da Coronavac estão avançados. A expectativa dele é enviar os resultados da última fase dos estudos sobre a vacinaà Anvisa ainda em 2020.

“Ficamos, portanto, só no aguardo do registro da Anvisa. É a primeira vacina que aporta em solo nacional. Isso é importante: o Brasil já tem a sua vacina, que vai estar aguardando os trâmites junto à Anvisa e junto ao Ministério da Saúde para poder iniciar o programa de vacinação. E esperamos que comece aí em meados de janeiro no máximo até fevereiro e aguardamos as definições do Ministério da Saúde”, afirmou o diretor-geral, segundo o G1.

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

Resposta imune em 97% dos voluntários

Segundo dados preliminares dos testes clínicos divulgados nesta quarta-feira, 18 de novembro, pela revista científica britânica Lancet, 743 pacientes, a vacina CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19, e que está em testes no Brasil, mostrou segurança e resposta imune satisfatória durante as fases 1 e 2 de testes.

Não se sabe a causa exata da paralisação (Foto: Getty Images)

Segundo a publicação, a CoronaVac é segura e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos. Os resultados da Sinovac, foram publicadas em em artigo revisado por outros cientistas na revista científica The Lancet, e se referem aos estudos das fase 1 e 2, realizadas na China.

As duas fases de testes envolvem 744 voluntários, com idades entre 18 e 59 anos. Os  números mostram que as reações adversas foram leves e nenhum efeito adverso sério relacionado à vacina foi identificado, os voluntários apenas  sentiram dor no local da aplicação.

Apesar dos testes em estágios inicial e intermediário não tenham sido realizados para determinar a eficácia do imunizante, os cientistas garantem que a CoronaVac é segura e pode fornecer proteção suficiente, baseando-se em  dados de estudos pré-clínicos em macacos na experiência de outras vacinas. “Nossas descobertas mostram que a CoronaVac é capaz de induzir uma rápida resposta de anticorpos em quatro semanas da imunização ao dar duas doses da vacina em um intervalo de 14 dias”, disse Zhu Fengcai, segundo a UOL, um dos autores do artigo. “Acreditamos que isso faz da vacina adequada para o uso emergencial durante a pandemia”, ressaltou ele.

No Brasil a  CoronaVac está sendo testada em estudo em estágio avançado de fase 3, pelo Butantan. Também estão sendo feitos testes na Indonésia e na Turquia. Outras quatro candidatas à vacina desenvolvidas pela China também estão em testes de estágio avançado para determinar a eficácia do imunizante.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção