Publicado em 18/02/2021, às 07h28 - Atualizado às 07h44 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
Se você usou o Google para ter ideias sobre quais hobbies aprender durante a pandemia, você não está sozinho. Essa pesquisa disparou durante o período de isolamento, chegando a um aumento de 400%. Mas você sabia que ao praticar alguns desses novos hobbies sua família pode estar melhorando o quociente de inteligência (QI)? Pois é, um novo estudo divertido sugere isso e a gente te explica.
Um site dedicado a projetos e tutoriais no estilo ‘faça você mesmo’, pediu a mais de 4.500 voluntários em julho de 2020 que escolhessem um hobby para praticar durante a pandemia. Eles também foram convidados a fazer um teste de QI no 123Test.com antes de começar seu novo hobby, e seis meses depois, voltaram a repetir. E isso para ver qual das atividades seria capaz de melhorar a inteligência cerebral. As pontuações de QI medem a habilidade de raciocínio de uma pessoa e quão bem e rápido ela pode lembrar informações e resolver quebra-cabeças, e a média é de 100 pontos.
Adivinha o que ficou no topo da lista? Aprender um novo instrumento, que está associado a um aumento de 10 pontos no QI. Isso não é surpresa para Victor M. Fornari, psiquiatra do Hospital Zucker Hillside e do Centro Médico Infantil de Cohen, em Queens, Nova York. “Estudos demonstraram que aprender um instrumento musical aumenta o volume da massa cinzenta em várias regiões do cérebro. Também fortalece as conexões de longo alcance entre eles”, ele explica. Para você entender melhor, a massa cinzenta ajuda o cérebro a processar e liberar novas informações e até mesmo ajuda a controlar os movimentos, memória e emoções. Pesquisas mostraram que pessoas com mais massa cinzenta tendem a ter QIs mais altos.
“Pesquisas adicionais mostram que o treinamento musical pode melhorar a memória verbal, o raciocínio espacial e as habilidades de leitura“, acrescenta o Dr. Fornari. Se seu filho não for o próximo Mozart, não se preocupe, há outras maneiras divertidas de aumentar o QI, de acordo com este relatório. Em segundo lugar na lista de atividades de reforço cerebral estava o tricô (aumento de 9 pontos), seguido por exercícios físicos (aumento de 7 pontos), leitura (aumento de 7 pontos) e prática de meditação (aumento de 6 pontos). Um pouco mais abaixo na lista estava ‘entrar em um grupo online de videogame‘ (aumento de 5 pontos), o que prova ainda que você não precisa se culpar tanto caso o seu filho tenha aumentado o tempo de uso de tela durante a pandemia.
Mas, afinal, por que certas atividades podem ter um efeito forte para aumentar o QI? “O cérebro é um órgão que é estimulado por atividades”, explica o Dr. Fornari. “Cada uma das atividades listadas acima estimula diferentes regiões do cérebro. Eles ajudam ele a se desenvolver e amadurecer. E tenha em mente que o cérebro continua a amadurecer até meados dos anos 20. É claro que escolher um ou dois novos hobbies pode aumentar o QI, mas os pais não devem se concentrar tanto nessa pontuação. Os testes de QI são um indicador da capacidade intelectual, e não geral”, acrescenta. Ou seja, ser inteligente é importante, mas tem outras coisas e e áreas do cérebro que merece a nossa atenção também.
Portanto, em vez de colocar ênfase nessa pontuação, seria melhor se concentrar nos pontos fortes de seu filho e ajudá-lo nas áreas que ele tem sempre que possível. “As crianças aprendem de acordo com seu perfil de aprendizagem. Reconhecer isso pode ajudar a apoiar a educação da criança, bem como seu senso de autoestima“, diz Dr. Fornari.
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Notícias
Ex de Hulk dá a volta por cima após envolvimento do jogador com sua sobrinha
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'