Criança

Seu filho não come vegetais? Você precisa ver essas dicas

Aprenda transformar frustração em inspiração

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

comer-vegetais

(Foto: Shutterstock)

A maioria das crianças não gostam de comer vegetais. Por mais que a gente tente, nossos filhos são experts em selecionar os legumes e vegetais que comem. E estamos falando daqueles alimentos mais saudáveis, não de batatas. Elas têm seu valor, mas não podem ser o único no prato das crianças.

Uma das melhores maneiras de lutar contra essa amargura é assar vegetais. A revista norte-americana Parents fez uma sondagem com leitores e mais de um terço dos pais relatou que isso faz com que seus filhos.

É importante, no entanto, evitar assar os vegetais com muita gordura. Uma boa dica é fazer purês e ir, gradualmente, introduzindo pequenos pedaços de legumes cozidos macios para que a mudança não seja tão drástica.

Anúncio

FECHAR

Ao mesmo tempo, tente reduzir a exposição da criança pequena à comidas de pouca qualidade, as famosas besteiras. Isso ajuda a trabalhar o paladar do seu filho.

Outro bom conselho é não negociar os legumes em troca de sobremesa. Ao longo prazo essa estratégia para de funcionar. Pense nisso: quem suborna você para fazer algo divertido?

Falar sobre os benefícios das verduras e legumes para a saúde também pode repelir as crianças. Quando você diz algo tão simples quanto: “estou comendo essa salada porque é bom para mim”, você insinua para o seu filho que o sabor do que está no seu prato pode não ser bom. E isso é comprovado até por estudo.

Uma pesquisa feita por estudiosos da Universidade de Chicago com crianças de 3 a 5 anos de idade mostrou que elas comeram menos biscoitos quando eles foram descritos como saudáveis, em vez de saboroso.

Por fim, por mais que se sinta decepcionada por seu filho não comer vegetais, não demonstre isso. “Não entre em uma luta de poder com uma criança de 4 anos porque você provavelmente não vai ganhar”, diz Brian Wansink, Ph.D.,  diretor do Food and Brand Lab da Universidade de Cornell . A sugestão dele é que você seja gentil e dê o exemplo. Se o seu filho perceber que você gosta de comer cenouras e salada, por exemplo, ele pode se interessar e, pelo menos, experimentar.

Leia também:

Como alimentar seu filho em cada fase da infância

Conheça 15 dicas incríveis sobre alimentação infantil

Como deve ser a alimentação das crianças antes de dormir