Criança

E ai? Seu filho entende o valor do dinheiro?

As crianças devem saber ganhar, guardar, gastar e doar

Isabela Kalil de Lima

Isabela Kalil de Lima ,Filha de Kátia e Fabio

valor-do-dinheiro

(Foto: Shutterstock)

Não dá pra fugir do assunto dinheiro, nem mesmo com as crianças. Quando elas começam a ficar mais velhas, é comum surgirem perguntas curiosas. Quanto você ganha? Nós somos ricos ou pobres? Isso é caro? Tudo isso passa pela cabeça da garotada.

Essas perguntas já são uma oportunidade para começar a conversar sobre dinheiro. “Precisamos contar a verdade de um jeito que elas podem entender”, comenta a educadora financeira Carol Sandler, mãe de Beatriz. A especialista deu a palestra online “Como ensinar o valor do dinheiro para as crianças?”, fornecida pela Caixa Seguradora, e deu dicas sobre o assunto.

Antes de tudo, é importante tentar passar para os filhos o sentimento de gratidão. “Não precisa dizer quanto ganha exatamente. Apenas diga que o suficiente para ter uma vida muito mais privilegiada do que muita gente”, recomenda a educadora financeira.

Anúncio

FECHAR

A mesada é instrumento poderoso para a educação financeira da garotada. “É uma forma da criança aprender a gastar e a guardar com tentativa e erro”, lembra Carol. Aos 3 anos, seu filho já pode começar a receber um dinheiro, mas é melhor que seja por semana, não por mês.

Isso porque, nessa idade, elas ainda não têm noção de tempo. É também por este motivo que a educadora financeira indica fazer combinados, como dizer que o dinheiro é para comprar figurinha, por exemplo. O valor varia de acordo com a idade. Costuma-se indicar R$1 por semana por idade. Se o seu filho tem 3 anos, por exemplo, pode ganhar R$3 por semana.

Além de conversar com sa sobre com o que elas vão gastar o dinheiro, também é interessante ensiná-las a guardar uma parte da semanada ou mesada para comprar algo mais caro no futuro. O legal é guardar em um pote de vidro, para se ter noção do quanto tem. Os cofrinhos não permitem isso e ainda dão dó de quebrar.

Leia também:

O que é dinheiro? Crianças dão respostas hilárias em vídeo

Ensinar o filho a administrar a mesada é também prepará-lo para o futuro

Conheça 5 maneiras de ensinar as crianças a lidar com dinheiro