Colunas / Falando de grana

Ensinar o valor do dinheiro para o seu filho é fundamental

Educação financeira é essencial para as crianças, elas precisam aprender o valor do dinheiro e como administrá-lo - iStock
iStock

Publicado em 19/04/2021, às 11h01 por Patricia Broggi


Infelizmente a educação financeira não é um dos pontos altos do brasileiro. A maioria das pessoas não faz orçamento, não tem nenhum tipo de poupança, nem tem noção de onde vai parar todo o dinheiro que ganha no mês. Tristeza absoluta. Mas acredito que dá para reverter esse quadro. E um bom começo é a partir dos nossos filhos.

Educação financeira é essencial para as crianças, elas precisam aprender o valor do dinheiro e como administrá-lo (Foto: iStock)

Por isso fica combinado: a gente tem que ensinar aos filhos o valor do dinheiro e como administrá-lo. Um ótimo método é a mesada. Pois agora ficou ainda melhor: dá para dar mesada através de um cartão feito exclusivamente para os nossos filhos. É isso mesmo, um produto feito para eles, com a comunicação, metodologia e a estética deles. Nada de conta atrelada à do pai, com aquele jeitão de banco tradicional.

A ideia, simples e incrível, é da fintech Z1. Através do celular, velho conhecido do seu filho, ele baixa o aplicativo, abre a conta digital atrelada a um cartão Mastercard só dele. O cartão é pré-pago, carregado com a mesada que seu filho recebe. No app, ele poderá administrar seu dinheiro, classificar os gastos, organizar vaquinhas, separar um valor para doação, mandar e receber Pix e até dividir os custos de uma ida ao cinema com pipoca entre os amigos (quando isso for possível, claro).

Paga tudo com seu cartão, até coisas na internet, porque apesar do cartão ser de débito funciona também na função crédito, que é a mais aceita na rede. E quando o dinheiro acaba, o cartão para de funcionar, nada de endividamento. Ao consultar o app dá para entender onde foi parar a mesada e a partir daí entender que dinheiro é finito, que é preciso aprender a fazer um orçamento e avaliar suas escolhas.

Ele já pode abrir sua conta a partir dos 9 anos. Os pais têm que aprovar e depois apenas terão acesso ao saldo e poderão fazer aportes na conta. O restante é por conta do seu filho que precisa de autonomia para aprender a lidar com o dinheiro dele. Como a Z1 não recebe porcentagem sobre as transações (mas cobra uma taxa mensal fixa de R$ 10), não fica incentivando seu filho a gastar. E, para sossego dos pais, a Fintech se compromete a não compartilhar os dados de seus clientes.

A grande vantagem para a educação financeira é ficar por dentro do jeito digital de usar dinheiro, o que é indiscutivelmente o futuro deles, certo? Para mais informações, acesse https://z1.app/.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Shantal e Renato Kalil - Créditos: Reprodução

Família

Médico que foi denunciado por violência obstétrica com Shantal vai voltar a fazer partos

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Adriane Galisteu fala sobre gravidez e segundo filho aos 51 anos: "Meu melhor papel"