Bebês

Cortar unha do bebê

Bebês e crianças ficam inquietos na hora de cortar a unha. Ensinamos como fazer a manicure do seu filho sem choro

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

CORTAR-UNHA-BEBE_shutterstock_366027200

Sim, você pode delegar a atividade ao pai ou à mãe, à babá ou àquela tia mais jeitosa. Mas mais cedo ou mais tarde, você terá de encarar essa sozinho, se não quiser que seu filho se arranhe. O mais provável é que você precise cortar as unhas das mãos semanalmente e as os pés, quinzenalmente.

Aprenda a dar banho no recém-nascido

Anúncio

FECHAR

Como cuidar dos dentes do bebê

Se você não consegue fazer seu filho parar de se mexer e tem medo de acabar cortando mais do que deve, um truque é deixar a criança dormir para, só então, atacar. As unhas do bebê são macias, então não é preciso muita força. É mais questão de jeito.

 

O segredo é afastar a unha a pele que fica embaixo para não cortá-la acidentalmente. Não exagere: é bacana deixar um pouquinho da parte branca, pra não doer. Você sabe como é ruim quando a gente corta a unha demais. Mas, se acontecer, lave com água e sabão.

As unhas crescem dentro do útero, então é possível que seu filho já nasça precisando apará-las. Uma solução é lixá-las ou colocar luvinhas até chegar em casa, evitando que seu pequeno recém-nascido se machuque.

Você vai precisa de:

– Cortador ou tesoura de unha infantil;

– Lixa de unha

– Álcool para limpar

Com apoio da MAM, a série Primeiros Cuidados traz vídeos sobre os cuidados com o bebê, toda em vídeo, mostrando o que você precisa ver como é para fazer parecido. São vídeos no melhor espírito tutorial, mostrando passo a passo, como dar banho, cuidar dos dentes do bebê, fazer arrotar, trocar fralda de menino e menina…

O roteiro dos vídeos e a direção são da nossa colunista Silvia Faro, mãe da Lis, que já passou por tudo isso, e traduz as orientações dos melhores especialistas sobre cada situação.  A coordenação é da editora-executiva Larissa Purvinni, que depois de ter a Duda e a Babi fez pós-graduação em primeiros cuidados. A produção é da Blackout Produções Digitais.

Consultoria:

Dr. Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, pediatra e colunista da Pais & Filhos, tel.: (11) 3812-8477