Publicado em 25/03/2018, às 07h25 por Redação Pais&Filhos
Nós sabemos que você se sente insegura em relação ao seu bebê, mas vai dar tudo certo! Para te ajudar, separamos algumas informações importantes sobre ele.
Não espere recompensas – sorrisos – até a marca das 6 semanas
No começo, você sentirá que está trabalhando para um chefe que só reclama! Para superar a exaustão e a agitação emocional, tenha em mente que ele não te dará “recompensas” no início. “Ele se sente confortado pelo pai ou pela mãe, sente apego, gosta de ser mantido”, diz o pediatra Christopher Tolcher, de Los Angeles.
Dê banhos de esponja até que o cordão umbilical caia
Se for mantido seco, cai mais rápido – geralmente dentro de duas semanas. Além disso, os recém-nascidos não ficam muito sujos! Se o cordão ficar molhado, seque-o. E se o umbigo sangrar um pouco quando o cordão cair, fique tranquila, é normal!
Ele vai deixar você saber se está recebendo comida suficiente
O bebê precisa comer a cada duas ou três horas – mas se você está amamentando, é difícil saber quanto leite ele está recebendo. “O peso do bebê é o melhor indicador nos primeiros dias”, diz o Dr. Tolcher. Um recém-nascido perde de cinco a oito por cento do seu peso ao nascer dentro da primeira semana, mas deve recuperá-lo no segundo. A contagem de fraldas também pode funcionar como um indicador: sua programação nos primeiros cinco dias é aleatória, mas depois disso, você verá cinco a seis fraldas molhadas por dia e pelo menos uma ou duas com cocô.
A pele seca é normal para recém-nascidos
Inicialmente, ele pode ser macio e sedoso, mas isso muda. Você não precisa fazer nada a respeito de pele seca, mas se você estiver muito incomodado, procure uma loção hipoalergênica para bebês que não contenha fragrância. Pequenos inchaços rosa, erupções e até mesmo acne também podem fazer uma aparição no bebê.
Você não precisa o esconder em casa
Você pode levar uma vida normal, basta usar o bom senso ao sair em público. Mantenha o bebê longe do sol, fora de espaços fechados e lotados e, por favor, sem festas de aniversário para eles.
Os bebês choram muito – é assim que eles se comunicam!
Os choros permitirão que você saiba se ele está com fome, frio, com a fralda suja ou quer colo. Essas “conversas” iniciais podem ser frustrantes, mas, com certeza, você terá mais controle sobre o que ele precisa com o tempo.
Essa fase é passageira
Você está estressada, cansada e solitária? Sim, esses primeiros dias são difíceis. Mas eles logo estarão atrás de você. O tempo vai passar rápido e quando perceber, vai estar querendo viver tudo aquilo novamente!
Leia também:
8 lições de vida que seu recém-nascido te ensina sem você perceber
8 regras que deveriam ser obrigatórias na hora de visitar o recém-nascido
28 fofices pra fazer com seu recém-nascido
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Terra terá 'segunda lua' neste mês; conheça o fenômeno raro
Família
Lívia Andrade encontra mulher do meme "Que Xou da Xuxa é esse?" e surpreende seguidores