Engravidar

Magras têm mais dificuldade para engravidar

O problema estaria na fixação do embrião no útero

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Ao contrário do que mostravam alguns estudos anteriores, as mulheres magras têm mais dificuldade para engravidar do que aquelas acima do peso. A informação foi divulgada pelo Centro Avançado de Fertilidade de Chicago.

A pesquisa analisou quase 2.500 sessões de fertilização, nos últimos 8 anos, dividindo as mulheres em três grupos: muito magra, normal e obesa. Metade das mulheres “normais” engravidou sem dificuldades, enquanto 45% das obesas conseguiram ter filhos.

Anúncio

FECHAR

A surpresa ficou com o grupo das muito magras, com apenas 34% de gestantes. Grande parte deste grupo tinha índice de massa corpórea entre 14 e 18, o que prejudicava a produção de estrogênio.

Mas o estudo também apontou que o problema poderia estar na fixação do óvulo no útero, já que as mulheres analisadas faziam reposição hormonal para realizar a fertilização.

O responsável pelo estudo, Richard Sherbahn, disse ao site Daily Mail que esta seria uma defesa evolucionária do corpo. “Se a pessoa está tão magra, isso pode significar que não há comida disponível e que talvez não seja o melhor momento para reprodução”.

Sherbahn ainda disse que as mulheres que querem engravidar deveriam tentar chegar o mais próximo possível do peso ideal. Na Ingraterra, os hospitais se recusam a fazer tratamentos de fertilização em mulheres muito abaixo do peso. O que você acha disso?