Engravidar

15 palavras que todo casal que está tentando engravidar deveria saber

Quando você está tentando ter um filho, espermatozóides e óvulos não são as únicas palavras que você vai ouvir

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

1 – Cérvix

Anúncio

FECHAR

É a porta para seu sistema reprodutivo. Uma vez ejaculado, o esperma viaja pela vagina para o cérvix, também conhecido como colo do útero. Aí os espermatozóides vão para as trompas onde se encontram com óvulos para a fecundação.

2 – Muco cervical

Na época da ovulação, você vai excretar um líquido fino, claro e escorregadio – mais ou menos da consistência de uma clara de ovo cru – que ajuda o esperma a “nadar” mais facilmente no seu trato reprodutivo. A presença desse muco (você vai vê-lo na sua calcinha ou papel higiênico) ajuda a identificar o período fértil. Uma vez que a ovulação passa, a secreção pode ficar turva e grossa ou desaparecer totalmente.

3 – Óvulo

É liberado pelo ovário durante a ovulação. No mundo ideal de quem quer engravidar, o espermatozóide encontra o óvulo nas trompas, onde ocorre a fecundação. Toda mulher nasce com milhões de óvulos, mas uma vez liberados pelo ovário, duram de 12 a 24 horas. Os óvulos que não são fecundados são absorvidos pelo corpo e descartados junto com a menstruação.

4 – Embrião

Depois que um óvulo é fertilizado por um espermatozóide, forma-se o embrião, um amontoado de células nos estágios iniciais do desenvolvimento humano. Seu bebê será chamado de embrião até mais ou menos a nona semana de gestação. Depois disso, será um feto.

5 – Trompas

Localizadas dos dois lados do útero, transportam o óvulo a partir do ovário. A maioria dos óvulos são fertilizados nas trompas.

6 – Feto

Seu bebê em desenvolvimento é chamado de feto depois da nona semana de gravidez. Nessa fase, o feto tem o tamanho de um morango. Seu coração, cérebro, mãos e pés estão começando a se formar. Se existirem malformações físicas, normalmente acontecem nessa época.

7 – Hormônio Folículo Estimulante (FSH)

Esse hormônio é secretado por uma glândula que ajuda a amadurecer os óvulos para que eles estejam prontos para ser fertilizados pelos espermatozóides (nos homens, esse hormônio ajuda na produção de esperma). Poucos dias antes da ovulação, acontecem picos de FSH no corpo, e o hormônio cai depois que o óvulo é liberado. Se você está com dificuldades para engravidar, é possível que o médico peça testes de FSH, que podem ajudar a identificar o que prejudica a fertilidade, como ovários policísticos e menopausa.

8 – Gonadotrofina Coriônica – HCG

Também conhecido como o hormônio da gravidez, o HCG pode ser detectado na urina de 12 a 14 dias depois da concepção, no famoso teste da farmácia.

9 – Hormônio Luteinizante – LH

Esse hormônio “avisa” o ovário para liberar óvulos maduros. O pico desse hormônio acontece 36 horas ou mais antes da ovulação, então um teste pode ajudar a avaliar a melhor hora para transar se você estiver tentando engravidar.

10 – Mittelschmerz

É o nome em alemão para a dor da ovulação que algumas mulheres sentem. Ela é sentida em um dos lados do abdômen por cerca de 20% das mulheres. A boa notícia é que esse é mais um sinal de que a ovulação se aproxima.

11 – Ovário

Normalmente as mulheres têm dois ovários, um de cada lado do útero. Esses órgãos do tamanho de amêndoas e ovais são responsáveis por soltar óvulos maduros para as trombas.

12 – Ovulação

Mais ou menos 14 dias antes da menstruação (no caso de um período de 28 dias) um óvulo é liberado por um ovário e segue pelas trompas. Mesmo que os espermatozóides possam sobreviver por vários dias, um óvulo só sobrevive por até 24 horas, então o timing do sexo é super importante se você quer otimizar suas chances de ficar grávida.

13 – Esperma

Quando o homem ejacula, libera milhões de células reprodutivas, conhecidas como espermatozóides. Os que têm um formato normal (cabeça oval e rabo longo) são ótimos nadadores.

14 – Útero

É um órgão muscular localizado entre a pelve e o reto. Se o óvulo é fecundado, ele se implanta no útero, que nutre o bebê até que a placenta assuma a função. Se o óvulo não for fecundado, o revestimento rico em nutrientes é descartado no sangue menstrual.

15 – Zigoto

Quando o espermatozóide fertiliza um óvulo, eles criam uma célula chamada zigoto – o comecinho do seu bebê. Conforme o zigoto for para o útero, vai se dividir, criando um amontoado de células que vai se tornar um embrião e, depois, um feto.